Segundo câncer após o câncer de pulmão
Os pacientes que tiveram câncer de pulmão podem ser afetados por uma série de problemas de saúde após o tratamento. Mas, muitas vezes a sua maior preocupação é enfrentar o câncer novamente.
Se um câncer volta após o tratamento é chamado de recidiva. Mas alguns pacientes podem desenvolver um novo câncer, o que é chamado de segundo câncer primário. Não importa o tipo de câncer que teve, ainda é possível ter outro (novo) câncer, mesmo depois de sobreviver ao primeiro.
Pacientes que tiveram câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) ou câncer de pulmão de pequenas células (CPPC) apresentam maior risco para:
- Um segundo câncer de pulmão.
- Câncer da laringe.
- Câncer da boca e orofaringe.
- Câncer de esôfago.
- Câncer de pâncreas.
- Câncer de bexiga.
- Câncer de tireoide.
- Leucemia mieloide aguda (LMA).
Além disso, pacientes com CPNPC possuem risco adicional para:
- Câncer de estômago.
- Câncer de intestino delgado.
- Câncer de cólon.
- Câncer de reto.
- Câncer de rim.
O câncer de pulmão é o segundo câncer mais comum de câncer entre aqueles que já tiveram a doença anteriormente. Fatores como o tabagismo aumentam significativamente o risco de aparecimento de um segundo câncer, enquanto a radioterapia na região torácica pode elevar o risco de câncer de esôfago.
Acompanhamento após o término do tratamento
Após o término do tratamento para o câncer de pulmão, é essencial continuar realizando consultas regulares com seu médico para procurar sinais de possíveis recidivas ou disseminação da doença.
Posso diminuir o risco de ter um segundo câncer?
Existem medidas que você pode tomar para reduzir o risco e permanecer o mais saudável possível. Por exemplo, as pessoas que tiveram câncer de pulmão devem evitar o tabagismo. Fumar pode aumentar ainda mais o risco de alguns tipos de câncer que são mais comuns após o câncer de pulmão.
Para ajudar a manter a boa saúde, esses pacientes também devem:
- Atingir e manter um peso saudável.
- Adotar um estilo de vida fisicamente ativo.
- Consumir uma dieta saudável, com ênfase em alimentos de origem vegetal.
- Limitar o consumo de álcool.
Essas ações também podem reduzir o risco de outros problemas de saúde.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/01/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.