Segundo câncer após o câncer de vulva
As pacientes que tiveram câncer de vulva podem ser acometidas por uma série de problemas de saúde, mas, muitas vezes, a sua maior preocupação é enfrentar o câncer novamente. Se o câncer volta após o tratamento é chamado de recidiva. Mas algumas pacientes podem desenvolver um novo câncer, o que é denominado segundo câncer primário.
Infelizmente, ter sido tratado contra o câncer de vulva não significa que você não pode ter um novo câncer. Na verdade, certos tipos de tratamentos contra o câncer podem ser associados a um maior risco de um segundo câncer.
As pacientes que tiveram câncer de vulva podem ter qualquer tipo de segundo câncer, mas têm um risco aumentado para:
- Um segundo tipo de câncer de vulva.
- Câncer de ânus.
- Câncer de vagina.
- Câncer de boca e orofaringe.
- Câncer de laringe.
- Câncer de pulmão.
- Tumores cerebrais/sistema nervoso central
Muitos destes cânceres estão relacionados ao tabagismo e/ou infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que também são fatores de risco para câncer de vulva.
Acompanhamento após o término do tratamento
Após o término do tratamento para o câncer de vulva, você ainda deve consultar o seu médico regularmente para procurar sinais de possíveis recidivas ou disseminação da doença.
As pacientes que tiveram câncer de vulva devem evitar fumar. Já que aumenta o risco de muitos tipos de cânceres sobretudo de pulmão e bexiga.
Para ajudar a manter a boa saúde, as pacientes que tiveram câncer de vulva também devem:
- Atingir e manter um peso saudável.
- Adotar um estilo de vida fisicamente ativo.
- Consumir uma dieta saudável, com ênfase em alimentos de origem vegetal.
- Evitar ou limitar o consumo de álcool.
Essas ações também podem reduzir o risco de outros problemas de saúde.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/06/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.