Sendo PAR em tempos de coronavírus
Juscelino Aguiar dos Santos, de 56 anos, de Paranamirim (RN), foi diagnosticado com câncer de rim em dezembro de 2019. Ele sentiu um caroço na barriga, foi fazer um ultrassom e descobriu que o tumor já com 23 centímetros. Em janeiro ele passou por cirurgia e em fevereiro a biópsia confirmou seu diagnóstico.
Ele tinha um retorno agendado para 21 de maio, mas que foi desmarcado em decorrência da pandemia de coronavírus, com previsão de reagendamento apenas para outubro. Em maio de 2020, ele nos procurou por meio do canal Ligue Câncer em busca de orientação para resolver esse problema da consulta, pois ele estava com alguns sintomas e preocupado.
Nossa equipe de atendimento do 0800 orientou que Juscelino entrasse em contato com o hospital Liga Contra o Câncer por meio da ouvidoria. Ele seguiu nossa orientação e conseguiu passar por uma consulta no comecinho de junho. Logo depois, ele passou por uma tomografia.
Eu estava lutando pela minha vida e queria ser acompanhado. Minha barriga estava crescendo novamente e precisava descobrir o que era. Fui pesquisar na internet, encontrei o site do Oncoguia, li alguns textos, achei o telefone de vocês e entrei em contato”, conta. “As pessoas não morrem só de Covid, podem morrer de câncer também. Então eu tive que insistir pela minha vida. A conversa com vocês me deu um novo ânimo para defender meu tratamento.
Segundo os resultados dos exames, Juscelino não apresentou metástase, apenas um nódulo no fígado que o médico orientou que fosse acompanhado de perto.
Acolhimento emocional
Juscelino conta ainda que ao mesmo tempo em que descobriu o câncer e precisou vender o carro para pagar por consultas e exames para que descobrissem o que ele tinha, seu casamento também chegou ao fim.
“Quando liguei pro Oncoguia, eu estava muito apreensivo, abalado e afetado com tudo que estava vivendo e o que recebi foi quase como um atendimento psicológico. A mensagem ‘você não está sozinho’ é muito importante, pois assim sabemos que tem alguém para ajudar a gente”, conclui.
E você, está enfrentando alguma dificuldade no seu tratamento, precisa de informação, orientação, ou simplesmente conversar com alguém e se sentir acolhido? Entre em contato com a nossa equipe pelo 0800 773 1666. Você não está sozinho!