Sexualidade para mulheres com câncer
Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer, deve pensar, principalmente, em sua qualidade e expectativa de vida e se será necessário realizar tratamento cirúrgico ou outros tipos de tratamento. Porém, depois de um tempo, outras perguntas começam a aparecer, como por exemplo, "o quão normal pode ser minha vida, mesmo com o câncer sob controle?" ou até "o câncer afetará minha vida sexual?"
Os sentimentos sobre a sexualidade afetam o dia a dia, a autoestima e o relacionamento com outras pessoas. Apesar de sua enorme importância, muitas vezes, pacientes e médicos não conversam sobre os efeitos do tratamento do câncer na vida sexual de uma mulher ou como ela pode encontrar soluções aos problemas que possa estar enfrentando, pois muitas pessoas se sentem desconfortáveis e expostas ao falar sobre sexo.
As informações contidas abaixo são para todas as mulheres que têm ou tiveram câncer. Discutiremos como o câncer e seu tratamento podem afetar a vida sexual da mulher além de como lidar com as mudanças, se elas eventualmente ocorrerem. Compartilharemos, também, algumas sugestões sobre como falar com seu médico.
- Câncer, sexo e o corpo feminino
- Efeitos da cirurgia sobre a sexualidade
- A sexualidade e a radioterapia pélvica
- A hormonioterapia e a quimioterapia versus sexualidade feminina
- Gerenciando os problemas sexuais relacionados ao câncer
- A mulher solteira e o câncer
- Converse com seu médico sobre sexualidade e câncer