Sinais e sintomas do câncer de bexiga
O câncer de bexiga pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:
- Sangue na urina
Na maioria dos casos, sangue na urina (hematúria) é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga. Às vezes, não existe uma quantidade de sangue suficiente para alterar a cor da urina, sendo possível identificar apenas durante exames de urina realizado por outros sintomas ou como parte de um exame médico de rotina.
No entanto, dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada ou, menos frequentemente, vermelha escura, chegando ao marrom.
A presença do sangue na urina não é constante, ou seja, ele pode estar presente um dia e ausente no dia seguinte. Por isso, a urina pode ser clara durante semanas ou meses. No caso de um câncer de bexiga, o sangue, eventualmente, reaparece. Normalmente, os estágios iniciais de câncer de bexiga causam pouco sangramento, e pouca ou nenhuma dor.
Importante ressaltar que a presença de sangue na urina não significa necessariamente um câncer na bexiga. A hematúria pode ser causada por outros motivos, como infecção, tumores benignos, cálculos renais ou outras doenças benignas do rim. Portanto, diante da presença de sangue na urina – seja identificado por um exame ou observado pela mudança de cor – é importante buscar atendimento médico para o diagnóstico correto.
- Mudanças nos hábitos urinários ou sintomas irritativos
O câncer de bexiga também pode, algumas vezes, provocar alterações na micção, como:
- Urinar com frequência maior que a habitual.
- Sensação de dor ou queimação ao urinar.
- Urgência em urinar, mesmo quando a bexiga não esteja cheia.
- Problemas para urinar ou fluxo de urina fraco
Esses sintomas também podem ser causados por uma doença benigna, como infecções, tumores benignos, cálculos na bexiga, bexiga hiperativa ou por aumento de tamanho da próstata. Ainda assim, é importante procurar um médico, para que a causa seja diagnosticada e tratada, se necessário.
- Sintomas de câncer de bexiga avançado
Os cânceres de bexiga em estágio avançado podem provocar outros sintomas, como:
- Impossibilidade da pessoa urinar.
- Dor lombar.
- Perda de apetite e perda de peso.
- Fraqueza.
- Inchaço nos pés.
- Dor óssea.
Se há uma razão para suspeitar que uma pessoa possa ter câncer de bexiga, o médico solicitará exames complementares para diagnosticar se é câncer ou outra doença. Em caso de suspeita de câncer, exames complementares serão realizados para o estadiamento da doença.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/03/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para câncer de bexiga
- Citoscopia para diagnóstico do câncer de bexiga
- Diagnóstico precoce do câncer de bexiga
- Biópsia do câncer de bexiga
- Exames de imagem para diagnóstico do câncer de bexiga
- Exames de laboratório para diagnóstico do câncer de bexiga
- Estadiamento do câncer de bexiga