Sinais e Sintomas do Osteossarcoma
Os sinais e sintomas mais frequentes do osteossarcoma são:
- Dor e inchaço
A dor no osso afetado é o sintoma mais comum em pacientes com osteossarcoma. No início, pode não ser constante e piorar a noite. A dor muitas vezes aumenta com a atividade física e se estiver localizado na perna pode causar dificuldade para andar.
O inchaço é o sinal mais comum, embora possa ocorrer apenas algumas semanas após o início da dor. Dependendo da localização do tumor é possível sentir um nódulo ou massa.
Infelizmente devido às atividades próprias da idade, a dor e o inchaço de um membro são muito comuns em crianças e adolescentes ativos, o que pode atrasar a consulta médica e com isso o diagnóstico. Esses sintomas são menos comuns em adultos e devem ser um sinal de alerta para consultar um médico o mais rápido possível.
- Fraturas ósseas
Apesar do osteossarcoma enfraquecer o osso, muitas vezes eles não fraturam. Os osteossarcomas telangiectásicos, apesar de raros, tendem a enfraquecer os ossos mais do que os outros tipos de osteossarcomas e são mais propensos a causar fraturas no local do tumor.
Pessoas com fraturas próximas ou no local do osteosarcoma frequentemente descrevem que sentiam dor no membro durante alguns meses antes e que de repente ficou intensa quando a fratura ocorreu.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 08/10/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.