Sinais e sintomas do retinoblastoma
Os retinoblastomas são frequentemente diagnosticados porque os pais ou o médico percebem algo anormal no olho da criança.
Os principais sinais e sintomas do retinoblastomas são:
- Reflexo pupilar branco. Esse é o sinal mais frequente da doença. Normalmente, ao direcionar uma luz ao olho de uma criança, a pupila parece vermelha devido ao sangue nos vasos no fundo do olho. No olho com retinoblastoma, a pupila, muitas vezes, se apresenta branca ou rosa, isso é conhecido como reflexo pupilar branco (leucocoria). Esse brilho branco no olho geralmente é percebido em fotos tiradas com flash e também pode ser observado pelo médico da criança durante um exame oftalmológico de rotina.
- Estrabismo. É uma condição na qual os dois olhos não parecem olhar na mesma direção, muitas vezes chamada de olho preguiçoso. Existem muitas causas para o estrabismo, mas a maioria se deve a uma fraqueza dos músculos que controlam o movimento dos olhos. No entanto, o retinoblastoma também pode ser uma das raras causas.
Outros possíveis sinais e sintomas
Os sinais e sintomas menos frequentes do retinoblastoma incluem:
- Problemas de visão.
- Dor nos olhos.
- Vermelhidão da parte branca do olho.
- Sangramento na parte anterior do olho.
- Abaulamento dos olhos.
- A pupila não se contrai (diminui de tamanho) quando exposta à luz brilhante.
- Cor diferente de cada íris.
Muitos desses sinais e sintomas podem ser provocados por outras condições clínicas. Entretanto, se seu filho apresentar qualquer um desses sinais, consulte um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/12/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.