Sinais e sintomas do tumor carcinoide de pulmão
Cerca de 70% das pessoas com tumores carcinoides terão sinais ou sintomas que levam ao diagnóstico da doença. Mas como os tumores carcinoides têm crescimento lento, eles podem não provocar sintomas durante muitos anos ou podem ser diagnosticados por meio de exames realizados por outras razões clínicas.
Tumor carcinoide central
A maioria dos tumores carcinoides se iniciam nos brônquios principais do pulmão. Pacientes com estes tumores podem apresentar sintomas como:
- Tosse, às vezes com expectoração com sangue.
- Sibilância (chiado), como na asma.
- Falta de ar.
- Dor no peito, especialmente ao respirar fundo.
Os tumores carcinoides grandes podem provocar bloqueio parcial ou total da passagem do ar, que pode levar a pneumonia. Às vezes, o médico pode suspeitar de um tumor apenas após o tratamento com antibióticos quando não se observa melhora ou existe melhora parcial dos sintomas.
Tumor carcinoide periférico
Esses tumores começam nas vias respiratórias menores na periferia dos pulmões. Eles raramente provocam quaisquer sintomas a menos que sejam muitos e interfiram com a respiração. Normalmente eles são diagnosticados como um ponto numa radiografia de tórax ou tomografia computadorizada realizada para diagnóstico de outra patologia.
Sintomas causados por hormônios
Alguns tumores carcinoides podem produzir substâncias similares aos hormônios que são liberadas na corrente sanguínea.
- Síndrome carcinoide. Raramente os tumores carcinoides pulmonares liberam quantidades suficientes dessas substâncias similares aos hormônios na corrente sanguínea para provocar sintomas. Isso resulta na síndrome carcinoide. Os sintomas podem incluir rubor facial, diarreia, sibilância e taquicardia (batimentos cardíacos acelerados). Muitos pacientes notam que estresse, exercícios físicos e o consumo de bebidas alcoólicas podem levar a esses sintomas ou piorá-los. Durante um longo período de tempo, essas substâncias similares a hormônios podem danificar as válvulas cardíacas, provocando falta de ar, fraqueza e sopro cardíaco.
- Síndrome de Cushing. Em casos raros, os tumores carcinoides pulmonares podem produzir o hormônio ACTH. Essa substância faz com que as glândulas suprarrenais produzam cortisol e outros hormônios em excesso. Isso pode provocar ganho de peso, sonolência, aumento da pressão arterial, fraqueza, diabetes e aumento de pelos faciais e corporais.
Os sinais e sintomas acima podem ser provocados por tumores carcinoides pulmonares, mas também podem ser causados por outras condições clínicas. Ainda assim, se você apresentar qualquer um desses problemas, procure imediatamente um médico para que a causa possa ser diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/08/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para tumor carcinoide de pulmão
- Prova de função pulmonar para tumor carcinoide de pulmão
- Detecção precoce do tumor carcinoide de pulmão
- Estadiamento do tumor carcinoide de pulmão
- Exames de laboratório para tumor carcinoide de pulmão
- Biópsia para diagnóstico do tumor carcinoide de pulmão
- Exames de imagem para diagnóstico do tumor carcinoide de pulmão