Sinais e sintomas dos tumores de Ewing
Os tumores de Ewing são, frequentemente, diagnosticados devido aos sintomas que provocam, como:
- Dor. A maioria das crianças e adolescentes com tumor de Ewing sentirá dor no local do tumor. A dor pode ser provocada pela disseminação da doença no periósteo (cobertura externa do osso) ou pela fratura de um osso enfraquecido pelo tumor.
- Nódulo ou inchaço. Ao longo do tempo, a maioria dos tumores ósseos de Ewing e quase todos os tumores não ósseos de Ewing (de tecidos moles) provocam edema ou uma massa, o que pode ser notado em tumores localizados nos braços ou pernas. Os tumores da parede torácica e os tumores pélvicos podem não ser perceptíveis até que tenham crescido muito.
Outros sintomas
O tumor de Ewing também pode provocar outros sintomas, como:
- Febre.
- Sensação de cansaço.
- Perda de peso.
Raramente, os tumores localizados próximos à coluna vertebral podem causar fraqueza, dormência ou paralisia nos braços ou pernas, enquanto que os tumores que se disseminaram para os pulmões podem causar falta de ar.
Muitos dos sinais e sintomas dos tumores de Ewing são mais susceptíveis de serem causados por outras doenças. Ainda assim, se uma pessoa apresentar algum desses sintomas, consulte um médico para que a causa possa ser identificada, diagnosticada e, se necessário, tratada.
Como muitos desses sinais e sintomas são típicos de contusões ou infecções, os tumores de Ewing podem não ser imediatamente identificados. O diagnóstico correto é, muitas vezes, realizado somente após essa suspeita inicial não melhorar com o tratamento e após o osso ser radiografado.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/05/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.