Sistema endócrino
O corpo humano é composto de bilhões de células, cada uma com sua própria forma e função, por exemplo, células sanguíneas, células ósseas, células neuroendócrinas.
As células neuroendócrinas estão presentes em todo o corpo criando uma rede, monitorando o que acontece no organismo e comunicando-se umas com as outras para liberar substâncias específicas, como hormônios intestinais e/ou peptídeos, para ajudar o corpo a funcionar normalmente.
O tipo de peptídeos ou hormônios liberados pelas células neuroendócrinas depende da parte do corpo em que se encontram, por exemplo:
- No sistema digestivo produzem hormônios que decompõem os alimentos e os movimentam através do intestino delgado e grosso, ajudando tanto na absorção nutricional quanto na eliminação de resíduos.
- No sistema respiratório produzem hormônios que ajudam no desenvolvimento dos pulmões e na regulação da respiração.
- No cérebro, produzem hormônios como a oxitocina e a melatonina.
- Nas glândulas suprarrenais, produzem os hormônios que regulam a resposta de luta e fuga, o que pode afetar a pressão arterial e a frequência cardíaca.
Texto originalmente publicado no site da International Neuroendoocrine Cancer Alliance, em 2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.