O sistema linfático
O sistema linfático é parte do sistema imunológico, que ajuda no combate às infecções e algumas outras doenças. É encarregado também do transporte da linfa pelo corpo.
O sistema linfático é composto principalmente de células denominadas linfócitos, um tipo de glóbulo branco. Existem dois tipos principais de linfócitos:
- Linfócitos B. As células B produzem os anticorpos que protegem o organismo de bactérias e vírus.
- Linfócitos T. Existem vários tipos de células T, com funções distintas. Algumas destroem germes ou células anormais do corpo. Outros tipos de linfócitos T ajudam a aumentar ou retardar a ação de outras células do sistema imunológico.
O linfoma de Hodgkin geralmente começa nos linfócitos B.
Órgãos do sistema linfático
O tecido linfoide é encontrado em diversas partes do corpo, dessa forma os linfomas podem se desenvolver em qualquer lugar. Os principais locais são:
- Linfonodos. Os linfonodos são órgãos, do tamanho de feijões, constituídos principalmente de linfócitos e encontrados por todo o corpo (tórax, abdômen e pelve). Os linfonodos estão conectados por um sistema de vasos linfáticos, que funciona de forma similar às veias do corpo, só que em vez de transportar o sangue, transportam a linfa e os linfócitos.
- Vasos linfáticos. É uma rede de pequenos tubos que conecta os linfonodos e transporta as células imunológicas na linfa.
- Baço. O baço é um órgão localizado na parte inferior da caixa torácica, do lado esquerdo do corpo. O baço produz os linfócitos e outras células do sistema imunológico que atuam no combate das infecções, além disso, armazena as células saudáveis do sangue e filtra as células sanguíneas danificadas, bactérias, e outros resíduos celulares.
- Medula óssea. É o tecido esponjoso dentro dos ossos. As novas células sanguíneas são produzidas na medula óssea, incluindo alguns linfócitos.
- Timo. O timo é um pequeno órgão localizado na parte superior do tórax, atrás do esterno e em frente ao coração. É importante para o desenvolvimento dos linfócitos T.
- Adenoides e amígdalas. São glândulas do tecido linfoide localizadas na parte posterior da garganta. Elas produzem anticorpos contra os germes que são aspirados ou engolidos.
- Trato digestivo. O estômago e os intestinos, assim como muitos outros órgãos, também são constituídos por tecido linfoide.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/05/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.