Sobre o câncer
A palavra câncer em si ainda é muito perturbadora, pois faz as pessoas pensarem logo na morte, na dor e no sofrimento, não é mesmo? Mas, para muitas pessoas, o câncer não é uma sentença de morte. Milhões de pacientes que foram diagnosticados com câncer estão vivos hoje. E cada vez mais os cânceres são diagnosticados em estágios iniciais, quando são mais fáceis de serem tratados e até curados. A maioria dos cânceres é tratável e os pesquisadores estão encontrando novas e melhores maneiras de diagnosticar e tratar a doença todos os dias.
Durante a vida, o tratamento e o estágio da doença podem acabar mudando, então você precisa se adaptar. Sua família e amigos também precisam se ajustar a essas mudanças e tentar continuar dando apoio e esperança ao longo do caminho.
Em muitos casos, o câncer não tem um começo, meio e fim muito claros. Pode haver um começo e um fim para um certo esquema de tratamento e talvez um momento em que não haja sinais de doença. Mas, para alguns pacientes, o câncer pode voltar após o tratamento. E, às vezes, o tratamento continuará por anos apenas para manter o câncer sob controle.
- Buscando ajuda especializada
- Preocupando-se com você, o cuidador
- Dando apoio
- Reabilitação
- Vivendo com câncer
- Falando com a equipe médica multidisciplinar
- Dicas para os cuidadores
- Maneiras de lidar com o diagnóstico de câncer
- Como conversar com alguém que tem câncer?
- Conversando sobre o câncer
- 25 dicas para apoiar um paciente com câncer