Sobre o tumor de Ewing
Os tumores de Ewing são um grupo de cânceres que começam nos ossos ou nos tecidos moles. Eles podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais frequentes em crianças e adolescentes.
Os principais tipos de tumores de Ewing são:
- Sarcoma de Ewing. O sarcoma de Ewing é o mais frequente dentre este tipo de tumores. O sarcoma de Ewing foi descrito pela primeira vez em 1921, por Dr. James Ewing, quando ao visualizar suas células sob um microscópio percebeu que eram diferentes do osteossarcoma, um tumor ósseo mais incidente, além de responderem melhor ao tratamento radioterápico.
- Tumor de Ewing extra ósseo. Esses tumores começam nos tecidos moles ao redor dos ossos e têm um comportamento similar ao sarcoma de Ewing extraesquelético.
- Tumor neuroectodérmico primitivo periférico (PPNET). Esse tipo de câncer infantil raro também começa no tecido ósseo ou nos tecidos moles e divide muitas características com o sarcoma de Ewing e com o tumor de Ewing extraósseo. O tumor neuroectodérmico primitivo periférico que começa na parede torácica é conhecido como tumor de Askin.
A maioria dos tumores de Ewing ocorre nos ossos, sendo os locais mais frequentes:
- Pelve, ossos do quadril.
- Parede torácica, costelas ou omoplatas.
- Pernas, principalmente no meio dos ossos longos.
Em contraste, o osteossarcoma, geralmente, ocorre nas extremidades dos ossos longos, especialmente em torno dos joelhos. O tumor de Ewing extraósseo pode ocorrer em quase qualquer local do corpo.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/05/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.