Câncer de Intestino Delgado
Embora o intestino delgado constitua a maior parte do trato gastrointestinal, o câncer de intestino delgado é menos frequente do que a maioria dos outros tipos de câncer gastrointestinal, como câncer de cólon, reto, estômago e esôfago.
Tipos de câncer do intestino delgado
Os quatro principais tipos de câncer do intestino delgado são:
- Adenocarcinomas. Começam nas células glandulares que revestem o interior do intestino. Eles são responsáveis por cerca de 1 em cada 3 cânceres de intestino delgado.
- Tumores carcinoides. Esses tumores são um tipo de tumor neuroendócrino (TNE) e tendem a ser de crescimento lento. Eles são o tipo mais frequente de tumor do intestino delgado.
- Linfomas. Os linfomas podem começar em quase qualquer parte do corpo, incluindo o intestino delgado.
- Sarcomas. São tumores que começam nos tecidos conjuntivos, como os músculos. Os sarcomas mais frequentes no intestino são conhecidos como tumores estromais gastrointestinais (GISTs).
Este tipo de câncer se inicia nas células que revestem o intestino. Os pesquisadores acreditam que o câncer de intestino delgado se desenvolve de modo similar ao câncer colorretal. Ele primeiro começa como uma consequência de um crescimento benigno denominado pólipo, que ao longo do tempo pode se transformar em um câncer.
A maioria dos cânceres do intestino delgado, especialmente os adenocarcinomas, se desenvolve no duodeno. Os cânceres que se desenvolvem no duodeno são frequentemente diagnosticados na ampola de Vater. Mas como esta área está intimamente associada ao pâncreas, são tratados como câncer de pâncreas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 08/02/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.