Sobre o Rabdomiossarcoma
Os sarcomas são tumores que se iniciam no tecido conjuntivo do corpo, como músculos, gordura, ossos, vasos, membranas que revestem as articulações ou sangue. Existem muitos tipos de sarcomas e o rabdomiossarcoma normalmente se forma nos músculos esqueléticos.
A musculatura esquelética começa a se formar no embrião por volta da sétima semana após a fertilização. Nessa fase, tem início a formação dos rabdomioblastos, células que dão origem aos músculos. São essas células que podem se tornar malignas e originar o rabdomiossarcoma. Como este é um tumor de origem embrionária, é mais comum em crianças e raro em adultos.
Embora a maioria dos músculos esqueléticos se encontre nos membros dos braços, pernas e tórax, os rabdomiossarcomas podem aparecem em outras partes do corpo. Os locais mais frequentes incluem:
- Cabeça e pescoço (perto do olho, nos seios nasais ou garganta, no pescoço próximo à coluna vertebral).
- Órgãos urinários e reprodutivos (bexiga, próstata ou qualquer um dos órgãos femininos).
- Braços e pernas.
- Tronco (tórax e abdome).
Entretanto, o rabdomiossarcoma pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, mesmo onde normalmente não há músculo esquelético.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.