Tumor carcinoide de pulmão
O tumor carcinoide de pulmão é um tipo de câncer raro que se inicia nas células neuroendócrinas dos pulmões. Esse tipo de tumor se desenvolve mais lentamente do que os outros tipos de tumores pulmonares.
O sistema neuroendócrino
As células neuroendócrinas são de alguma forma, como as células nervosas, e como as células endócrinas produtoras de hormônios de outra. Elas produzem hormônios como adrenalina e substâncias semelhantes. As células neste sistema não formam órgãos reais, ao contrário, elas estão espalhadas pelo corpo em órgãos como pulmões, estômago e intestinos.
As células neuroendócrinas nos pulmões têm várias funções diferentes:
- Controlar o fluxo do ar e o fluxo sanguíneo nos pulmões.
- Controlar o crescimento de outros tipos de células pulmonares.
- Detectar os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no ar que respiramos e liberar mensagens químicas para ajudar os pulmões a se adaptar a essas mudanças. As pessoas que vivem em altitudes mais elevadas têm mais células neuroendócrinas pulmonares, provavelmente porque há menos oxigênio no ar que respiram.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 27/08/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.