Câncer de sítio primário desconhecido
O câncer pode se espalhar do local de origem para outras partes corpo. Tumores geralmente têm o nome do órgão ou local de origem, mesmo que se espalhem para outros órgãos. Por exemplo, caso um tumor de pulmão se espalhe para o fígado, ele será classificado como câncer de pulmão, e não como câncer de fígado.
Por vezes, não é possível identificar o local de origem de um câncer. Especialmente quando um tumor é detectado com uma ou mais metástases. Sem uma origem primária, ele é denominado como câncer de sítio primário desconhecido e isso ocorre com uma pequena fração de pacientes com câncer.
Existem exames que podem localizar o local do tumor primário. Quando isso acontece, eles deixam de ser considerados como primários desconhecidos, sendo renomeados e tratados de acordo com o tipo de câncer de origem.
Por exemplo, se uma pessoa tem um linfonodo aumentado no pescoço e ele é removido para análise, o resultado pode não se assemelhar aos cânceres que normalmente começam nos gânglios linfáticos. Nesse caso apresentado, seria considerado um câncer de sítio primário desconhecido.
No entanto, se a análise apontasse que o tumor se originou na boca, garganta ou laringe, e ao examinar essas áreas é encontrado um pequeno câncer de laringe, o câncer deixa de ser considerado como sítio primário desconhecido. De modo que o paciente receberá tratamento para câncer de laringe.
Em muitos casos, mesmo com a realização de uma pesquisa mais completa, não é possível identificar o local de início de um tumor.
Quando um tumor é encontrado, é natural querer saber sua origem e a principal razão para isso é para que seja possível orientar como será o tratamento. Isso é especialmente importante para determinados tipos de câncer que respondem bem à quimioterapia ou a medicamentos hormonais específicos.
No entanto, mesmo quando a origem primária é desconhecida, o tratamento pode ser benéfico.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/03/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.