Câncer colorretal

O câncer colorretal, como o nome indica, tem origem no cólon ou no reto. Esses tipos de câncer também podem ser chamados de câncer de cólon ou câncer de reto, dependendo da do local que aparecem. O câncer de cólon e o câncer retal são frequentemente agrupados porque têm muitas características em comum.

Pólipos no cólon ou no reto

A maioria dos cânceres colorretais começa como um crescimento no revestimento interno do cólon ou reto. Esse crescimento é denominado pólipo.

Os pólipos são frequentes, especialmente à medida que as pessoas envelhecem. Um pólipo normalmente é benigno, mas alguns podem se transformar em câncer. A chance de isso acontecer depende do tipo de pólipo:

  • Pólipos adenomatosos (Adenomas). São pólipos que podem se transformar em câncer. Por isso, os adenomas são considerados uma condição pré-cancerígena. Os três tipos de adenomas são: tubulares, vilosos e tubulovilosos.
  • Pólipos hiperplásicos e pólipos inflamatórios. Esses pólipos são mais frequentes, mas, em geral, não são pré-cancerígenos.
  • Pólipos serrilhados sésseis e adenomas serrilhados convencionais. Esses pólipos são tratados como adenomas por apresentarem maior risco de câncer colorretal.

Outros fatores que podem tornar um pólipo mais provável de tornar um  câncer ou aumentam o risco de uma pessoa desenvolver câncer colorretal incluem:

  • Se um pólipo maior que 1 cm for encontrado. 
  • Se mais de três pólipos forem encontrados. 
  • Se há a presença de outro tipo de lesão pré-cancerígena chamada de displasia. Displasia é uma área no revestimento do cólon ou do reto onde as células parecem anormais, mas quando analisadas sob um microscópio, tratam-se de células normais que podem se transformar em células cancerígenas com o tempo. 

Como o câncer colorretal se dissemina

Se o câncer se formar a partir de um pólipo, pode se desenvolver na parede do cólon ou do reto ao longo do tempo. A parede do cólon e do reto é composta de várias camadas. O câncer colorretal começa na camada mais interna (mucosa) e pode crescer através de uma ou todas as camadas.

Quando as células cancerígenas estão na parede do cólon ou do reto, podem crescer nos vasos sanguíneos ou vasos linfáticos. A partir daí, elas podem se espalhar para os linfonodos próximos ou outros órgãos.

Na maioria das vezes, o câncer colorretal se desenvolve gradativamente por uma alteração nas células, que começam a crescer de forma desordenada sem apresentar qualquer sintoma. Por esse motivo, a detecção precoce é fundamental. Quanto mais cedo é diagnosticado, maiores as chances de cura da doença.

Tipos de câncer no cólon e no reto

A maioria dos cânceres colorretais são adenocarcinomas. Esses cânceres se iniciam nas células que produzem o muco que lubrifica o interior do cólon e do reto. Dependendo do subtipo de adenocarcinoma, o paciente pode ter um pior prognóstico, como nos casos de cânceres colorretais das células anel de sinete ou o mucinoso.

Existem vários tipos de câncer que se iniciam no cólon ou no reto:

  • Tumores carcinoides. Esses tumores começam nas células especiais que produzem hormônios no intestino. 
  • Tumores estromais gastrointestinais (GIST). Começam a partir de células nervosas do trato gastrointestinal. Esses tumores podem ser frequentemente encontrados no estômago e no intestino delgado. Eles são raros no cólon ou no reto.
  • Linfomas. São cânceres das células linfáticas (como as dos linfonodos), mas que também estão presentes no cólon, no reto ou em outros órgãos.
  • Sarcomas. Esses tumores podem se iniciar nos vasos sanguíneos, no tecido muscular ou conjuntivo na parede do cólon e do reto. Os sarcomas do cólon ou do reto são raros.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/01/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho