Câncer em adolescentes
No âmbito biológico, não existe uma definição exata para separar cânceres em crianças e adolescentes. Mas, para fins estatísticos, são considerados casos de cânceres em adolescentes quando o diagnóstico acontece entre os 15 e 19 anos. O câncer não é frequente nessa faixa etária, mas uma grande variedade de tipos pode ocorrer. Mesmo que menos incidentes no geral, os casos em adolescentes são mais frequente do que em crianças (menores de 15 anos) e seu tratamento traz desafios únicos.
Enquanto os tipos de cânceres que se desenvolvem em crianças são diferentes dos que ocorrem em adultos – os casos infantis não estão fortemente relacionados com o estilo de vida ou a fatores de risco ambientais, mas sim à alterações no DNA – o câncer em adolescentes é uma mistura.
Os tipos de câncer observados em adolescentes não são exclusivos para essa faixa etária, mas os tipos mais incidentes são diferentes dos mais frequentes em crianças ou adultos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/05/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.