Câncer de laringe e hipofaringe
Os tipos de câncer de laringe e hipofaringe são:
Carcinoma de células escamosas
Quase todos os cânceres de laringe ou hipofaringe se desenvolvem a partir das células escamosas do epitélio, ou seja, a camada interna de revestimento dessas duas estruturas. Esse tipo de câncer é denominado carcinoma ou câncer de células escamosas.
Carcinoma in situ. É a forma mais precoce de câncer. No carcinoma in situ, as células cancerígenas são vistas apenas nas células que revestem a laringe ou hipofaringe. Eles não invadem as mais profundas, nem se disseminam para outros órgãos. A maioria dos casos desse tipo de câncer pode ser curada, mas se não for tratada, pode evoluir para um câncer invasivo de células escamosas invasivo, podendo se disseminar para outros órgãos.
Outros tipos de câncer
Outros tipos raros de câncer, também, podem se iniciar na laringe ou hipofaringe:
- Câncer de glândula salivar menor. Algumas áreas da laringe e hipofaringe têm pequenas glândulas conhecidas como glândulas salivares menores sob sua camada de revestimento. Essas glândulas produzem muco e saliva para lubrificar e umedecer a área. O câncer raramente se desenvolve a partir das células dessas glândulas.
- Sarcomas. Cânceres como condrossarcomas ou sarcomas sinoviais podem se desenvolver a partir do tecido conjuntivo da laringe ou hipofaringe, mas são extremamente raros.
Outros tipos raros de câncer de laringe incluem linfomas, tumores neuroendócrinos e plasmocitomas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/01/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.