Sobre o Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST)
Os tumores estromais gastrointestinais (GIST) são tumores raros que se iniciam nas células intersticiais de Cajal da parede do trato gastrointestinal (GI). As células intersticiais de Cajal são uma parte do sistema nervoso autônomo, que regula processos corporais, como a digestão dos alimentos, são chamadas de marca-passo do trato gastrointestinal porque enviam sinais aos músculos do sistema digestivo, de quando devem se contrair para impulsionar os alimentos e líquidos através do trato GI.
A maioria dos GIST começa no estômago ou intestino delgado, mas podem aparecer em qualquer parte do trato GI. Uma pequena porcentagem se inicia em áreas próximas, como o omento ou peritônio.
Alguns GISTs parecem mais propensos a se desenvolverem em outras áreas ou a se disseminarem para outras partes do corpo. Os médicos analisam determinados fatores para distinguir se um GIST é susceptível de crescer e se espalhar rapidamente, como tamanho do tumor, localização no trato GI e rapidez com que as células tumorais se dividem.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/12/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.