Câncer de pele de células de Merkel
O carcinoma de células de Merkel é um tipo raro de câncer de pele que começa quando as células de Merkel crescem fora de controle.
Como as células são um tipo de células neuroendócrinas, às vezes é denominado carcinoma neuroendócrino da pele. Outro nome para o carcinoma de células de Merkel é carcinoma trabecular.
O carcinoma de células de Merkel é menos frequente do que a maioria dos outros tipos de câncer de pele, mas é um dos tipos mais agressivos, tem maior probabilidade de se disseminar para outras partes do corpo do que outros tipos de câncer de pele, e pode ser difícil de ser tratado se estiver disseminado.
Esse tipo de câncer se inicia, com mais frequência, em partes do corpo expostas ao sol, como face (o local mais frequente), pescoço e braços. Mas, pode começar em qualquer lugar no corpo. No carcinoma de células de Merkel, geralmente, aparecem nódulos ou edema de consistência firme, rosa, vermelho ou roxo na pele. Geralmente não são dolorosos, mas podem crescer rapidamente e às vezes formam úlceras ou feridas.
Embora quase todos os carcinomas de células de Merkel comecem na pele, uma pequena porcentagem se inicia em outras partes do corpo, como na parte interna do nariz ou do esôfago.
Tipos de cânceres de pele mais frequentes
Tipos de cânceres de pele menos frequentes
- Sarcoma de Kaposi.
- Linfoma de pele.
- Tumores anexiais de pele.
- Vários tipos de sarcomas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/10/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.