Study of cancer patient's communication of pain to the health team
Título: Communicating cancer pain to the health care team: the experience of patients in Brazil
Autores: Barros, LHC; Siqueira, ACA; Neumann, LTV
Apresentado: MASCC/ISOO 2021 Annual Meeting
Esta pesquisa foi desenvolvida pelo time de Pesquisa do Oncoguia com o objetivo de investigar e descrever o impacto da dor para os pacientes durante o tratamento do câncer. Foi desenvolvido estudo observacional transversal, com coleta de dados por questionário on-line, disparado para base de cadastrados e redes sociais do Instituto Oncoguia, de abril a julho/2020.
Principais achados:
- Características dos respondentes: 83% eram mulheres, a maioria (66%) com idades entre 40 e 40 e 59 anos e 45% com metástase do câncer.
- Dos 543 respondentes da pesquisa, 71% (386 respondentes) tiveram experiência de dor durante o tratamento do câncer. Deles, 185 respondentes detalharam sua experiência com a dor. Uma grande parcela (92%) relatou sobre a dor para o médico oncologista e 72% para outros profissionais da equipe de saúde. Dentre os que relataram para a equipe de saúde, 78% receberam a resposta de que a dor fazia parte do tratamento. Além disso:
- 70% relataram que receberam tratamento para dor do médico oncologista, mas para 43% deles a dor não estava controlada.
- 33% consideraram abandonar o tratamento por causa da dor.
- 44% achavam que o manejo da dor era inadequado.
- 31% estavam insatisfeitos ou muito insatisfeitos com o tratamento da dor.
- 45% sentiam dor há mais de 1 ano.