Taxa de sobrevida para linfoma não Hodgkin em crianças
A taxa de sobrevida em cinco anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos cinco anos após o diagnóstico da doença. A taxa de sobrevida não prevê quanto tempo cada pessoa viverá, mas permite entender a probabilidade de sucesso do tratamento.
A taxa de sobrevida relativa compara as pessoas com um determinado tipo e estágio de câncer na população geral. Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 80% em cinco anos significa que cerca de 80 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivos cinco anos após serem diagnosticados. Mas, saiba que muitos desses pacientes vivem mais do que cinco anos após o diagnóstico.
As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de crianças que tiveram a doença, mas não se pode prever o que vai acontecer no caso específico de cada criança. Existem algumas limitações a serem lembradas:
- O prognóstico para crianças e adolescentes com linfoma não Hodgkin varia de acordo com o tipo de linfoma, tamanho do linfoma, estadiamento da doença. Mas outros fatores também podem afetar o prognóstico de uma criança, como localização e como o linfoma responde ao tratamento.
- Os dados abaixo estão entre os mais atuais disponíveis e estão baseados em estudos em grupos de crianças tratadas há pelo menos vários anos. Como os tratamentos estão melhorando com o tempo, as crianças diagnosticadas atualmente têm um prognóstico melhor do que mostram essas estatísticas.
Portanto, apenas o médico pode dizer como os dados abaixo se aplicam ao caso de seu filho.
Os intervalos dos dados abaixo estão baseados em resultados de vários estudos que usaram diferentes regimes de tratamento ou incluíram grupos ligeiramente diferentes de pacientes.
- Linfoma linfoblástico. Com tratamento intensivo, cerca de 90% das crianças e adolescentes com linfoma linfoblástico estágio I ou II podem ser curadas. A taxa de cura para linfoma linfoblástico estágios avançados (III ou IV) é geralmente superior a 80%.
- Linfoma de Burkitt. O tratamento dos linfomas de Burkitt, estágio I e II, é geralmente muito bem sucedido, com uma taxa de cura de mais de 90%. A taxa de cura para crianças e adolescentes com linfoma de Burkitt avançado (estágio III ou IV) varia entre 80% a 90%.
- Linfoma difuso de grandes células B. A taxa de sobrevida a longo prazo é superior a 90% para os estágios I e II. A taxa de sobrevida para crianças e adolescentes com linfomas difusos de grandes células B avançados (estágio III ou IV) varia de 80% a 90%.
- Linfoma anaplásico de grandes células. A taxa de sobrevida a longo prazo para os linfomas anaplásicos de grandes células em estágio limitado é superior a 90%. Para o linfoma anaplásico de grandes células avançado, a taxa de cura é de 60% a 75%.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/08/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Diagnóstico precoce do linfoma não Hodgkin em crianças
- Estadiamento do linfoma não Hodgkin em crianças
- Exames de imagem para linfoma não Hodgkin em crianças
- Exames de sangue no linfoma não Hodgkin em crianças
- Biópsia para diagnóstico do linfoma não Hodgkin em crianças
- Sinais e sintomas do linfoma não Hodgkin em crianças