Taxa de sobrevida para neuroblastoma
A taxa de sobrevida é utilizada pelos médicos como uma forma padrão para discutir o prognóstico de um paciente com câncer.
A taxa de sobrevida em cinco anos se refere à porcentagem de crianças que vivem pelo menos cinco anos após o diagnóstico da doença. Entretanto, muitas crianças vivem muito mais tempo do que cinco anos e muitas são curadas.
Com o objetivo de obter as taxas de sobrevida em cinco anos, se realiza o cálculo para as crianças que foram tratadas pelo menos cinco anos atrás. Entretanto, avanços e melhorias recentes nas opções terapêuticas podem resultar em um prognóstico mais favorável para as crianças que estão sendo atualmente diagnosticadas e tratadas com neuroblastoma.
As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de pacientes que tiveram a doença, não sendo possível prever o que vai acontecer com cada criança individualmente.
As taxas de sobrevida abaixo estão baseadas no grupo de risco de câncer infantil. O grupo de risco, por sua vez, é baseado no estadiamento da doença, bem como em outros fatores prognósticos, como a idade da criança. Muitos outros fatores podem afetar o prognóstico de uma criança, como idade, localização do tumor e como a doença está respondendo ao tratamento. Portanto, apenas o médico de seu filho pode dizer como os dados abaixo se aplicam ao caso de seu filho.
Taxa de sobrevida por grupo de risco
- Baixo risco. As crianças do grupo de baixo risco têm uma taxa de sobrevida em 5 anos superior a 95%.
- Risco intermediário. As crianças do grupo de risco intermediário têm uma taxa de sobrevida em 5 anos entre 90% a 95%.
- Alto risco. A taxa de sobrevivência em 5 anos em crianças do grupo de alto risco é de cerca de 50%.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.