Taxa de sobrevida para rabdomiossarcoma
As taxas de sobrevida são utilizadas pelos médicos como uma forma padronizada de discussão do prognóstico de um paciente. A taxa de sobrevida em cinco anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos cinco anos após o diagnóstico da doença. A taxa de sobrevida não prevê quanto tempo cada pessoa viverá, mas permite entender a probabilidade de sucesso do tratamento.
A taxa de sobrevida relativa compara as pessoas com um determinado tipo e estágio de câncer na população em geral. Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em cinco anos para um estágio específico de um determinado câncer é de 70%, isso significa que as pessoas portadoras desse tipo de câncer têm, em média, 70% de probabilidade de estarem vivas pelo menos cinco anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não têm a doença. Mas saiba que muitos desses pacientes vivem mais do que cinco anos após o diagnóstico.
As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de pacientes que tiveram a doença, não sendo possível prever o que vai acontecer com cada paciente individualmente. Muitos outros fatores podem afetar o prognóstico, como idade, localização do tumor e como a doença está respondendo ao tratamento. Portanto, apenas o médico pode dizer como os dados abaixo se aplicam ao caso em questão.
Por exemplo, a sobrevida geral em cinco anos para crianças com rabdomiossarcoma é de 70%, enquanto a sobrevida em adultos é menor.
As estatísticas abaixo são taxas gerais baseadas em grupos de risco. Estes números são provenientes de estudos clínicos anteriores que trataram crianças com rabdomiossarcoma.
Grupo de baixo risco
Em geral, a taxa de sobrevida em cinco anos para crianças no grupo de baixo risco varia de 70% a 90%, com base na localização do tumor, estágio da doença e outros fatores. A maioria dessas crianças será curada.
Grupo de risco intermediário
Para crianças do grupo de risco intermediário, as taxas de sobrevida em cinco anos variam de 50% a 70%, também de acordo com a localização do tumor, estadiamento e idade da criança.
Grupo de alto risco
Neste grupo, a taxa de sobrevida em cinco anos é, geralmente, de 20% a 30%. É importante notar que outros fatores como a idade do paciente, localização e tipo do tumor afetarão esses números. Por exemplo, crianças com rabdomiossarcoma embrionário e disseminação limitada (para apenas um ou dois locais) têm uma taxa de sobrevida em cinco anos mais elevada. Além disso, crianças de um a nove anos de idade tendem a ter um prognóstico melhor do que pacientes mais jovens ou mais velhos.
Mesmo considerando os grupos de risco e outros fatores, as taxas de sobrevida são, na melhor das hipóteses, estimativas aproximadas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.