Tecido mamário masculino
Até a pré-puberdade (geralmente em torno de 9 ou 10 anos), os meninos e as meninas têm uma pequena quantidade de tecido mamário, que consiste em alguns ductos localizados sob o mamilo e a aréola. Na puberdade, os ovários da menina começam a produzir os hormônios femininos, que levam ao desenvolvimento dos ductos mamários, dos lobos nas extremidades e ao aumento da quantidade de estroma. Nos meninos, os hormônios produzidos pelos testículos não permitem o tecido mamário se desenvolver muito. O tecido mamário dos homens têm ductos, mas poucos ou nenhum lobo.
Como o câncer de mama se espalha
O câncer de mama pode se disseminar quando as células cancerígenas entram no sistema sanguíneo ou linfático e são transportadas para outras partes do corpo.
O sistema linfático é uma rede de vasos linfáticos encontrados em todo o corpo. Os vasos linfáticos transportam a linfa e conectam os linfonodos (gânglios linfáticos). A linfa contém fluido tissular e produtos residuais, bem como as células do sistema imunológico. As células cancerígenas da mama podem invadir os vasos linfáticos e se desenvolverem nos linfonodos. Os vasos linfáticos da mama se conectam aos:
- Linfonodos axilares.
- Linfonodos supraclaviculares e linfonodos infraclaviculares.
- Linfonodos mamários internos.
Se as células cancerígenas se disseminam para os gânglios linfáticos, existe uma chance dessas células atingirem a corrente sanguínea e se disseminarem para outros órgãos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 27/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.