Terapia de suporte para leucemia linfoide crônica (LLC)
A terapia de suporte para a leucemia linfoide crônica tem o objetivo de ajudar com problemas relacionados à doença e seu tratamento. Por exemplo, alguns pacientes com leucemia linfoide crônica apresentam problemas com infecções ou diminuição das taxas sanguíneas. Embora o tratamento da leucemia linfoide crônica possa ajudar esses ao longo do tempo, outras terapias podem ser necessárias.
Tratamentos para prevenir infecções
- Imunoglobulina intravenosa. Alguns pacientes com leucemia linfoide crônica não têm anticorpos (imunoglobulinas) suficientes para combater uma infecção. Isso pode levar a sinusites e pneumonias de repetição. O nível de anticorpos pode ser verificado com uma análise do sangue, se estiver baixo, anticorpos doados podem ser administrados via intravenosa para aumentar os níveis e evitar infecções. Isso é denominado imunoglobulina intravenosa. Muitas vezes, a imunoglobulina intravenosa é administrada mensalmente, mas com base no resultado dos exames dos níveis dos anticorpos, pode ser administrado com menos frequência.
- Antibióticos e antivirais. Certos medicamentos quimioterápicos, como análogos de purina e alemtuzumabe podem aumentar o risco de determinados tipos de infecções, como citomegalovirus (CMV) e pneumonia provocadas por Pneumocystis jiroveci. Para diminuir o risco de infecção por CMV, pode ser administrado um antiviral, como o aciclovir ou valaciclovir. Para prevenir a pneumonia por Pneumocystis é administrado o antibiótico sulfametoxazol trimetoprim. Outros tratamentos estão disponíveis para pacientes alérgicos a medicamentos a base de sulfa. Os antibióticos e os antivirais também são utilizados para tratar infecções, mas, com doses mais elevadas ou medicamentos diferentes dos utilizados na prevenção das infecções.
- Vacinas. Os pesquisadores recomendam que os pacientes com leucemia linfoide crônica recebam vacina contra pneumonia a cada cinco anos. Também recomendam a vacina contra a gripe anualmente. As vacinas que contêm vírus vivos devem ser evitadas.
Tratamentos para taxas sanguíneas baixas
A leucemia linfoide crônica ou seu tratamento pode provocar anemia, o que faz que o paciente sinta cansaço, tontura ou falta de ar ao andar. Nesses casos, a anemia pode ser tratada com transfusões de forma ambulatorial. Em casos de diminuição acentuada do número de plaquetas, que pode levar a uma hemorragia importante, uma transfusão de plaquetas é necessária.
Na leucemia linfoide crônica, a diminuição das taxas sanguíneas e de plaquetas também pode ser provocadas pela destruição das células por anticorpos anormais. Quando os anticorpos provocam diminuição de plaquetas é denominada trombocitopenia imune. Na trombocitopenia imune, as transfusões de plaquetas geralmente não ajudam a aumentar a contagem de plaquetas, porque os anticorpos destroem as novas plaquetas. Ela pode ser tratada com medicamentos que afetam o sistema imunológico, como corticosteroides, imunoglobulina intravenosa e o anticorpo rituximabe. Pode ser feita uma esplenectomia, uma vez que após os anticorpos manterem as plaquetas, elas são efetivamente destruídas no baço. Outra opção é uma droga que faz que o corpo produza mais plaquetas, como eltrombopag ou romiplostim.
Quando os anticorpos provocam diminuição dos glóbulos vermelhos, é denominada anemia hemolítica autoimune. O que pode ser tratada com medicamentos que afetam o sistema imunológico, como os corticosteroides, imunoglobulina intravenosa e rituximabe. A retirada do baço também é uma opção. Se o paciente desenvolver anemia hemolítica autoimune enquanto tomar fludarabina, esse medicamento pode ser a causa, consequentemente deve ser suspenso.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/08/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Tratamento da leucemia linfoide crônica de células pilosas
- Esquemas de tratamento para leucemia linfoide crônica (LLC)
- Leucoferese para leucemia linfoide crônica (LLC)
- Terapia-alvo para leucemia linfoide crônica (LLC)
- Anticorpos monoclonais para leucemia linfoide crônica (LLC)
- Transplante de células-tronco para leucemia linfoide crônica (LCC)
- Radioterapia para leucemia linfoide crônica (LLC)
- Quimioterapia para leucemia linfoide crônica (LLC)
- Cirurgia para leucemia linfoide crônica (LLC)