Terapia retinoide para neuroblastoma
Os retinoides são produtos químicos que estão relacionados à vitamina A. Eles são conhecidos como agentes de diferenciação, porque se acredita que possam ajudar algumas células cancerígenas a diferenciar-se em células normais.
Em crianças com neuroblastoma de alto risco, o tratamento com ácido 13-cis-retinóico reduz o risco de recidiva após altas doses de quimioterapia e transplante de células-tronco. A maioria dos médicos recomenda seis meses de ácido 13-cis-retinóico, após o transplante. Ele é administrado em forma de cápsula, duas vezes por dia durante duas semanas, seguido de duas semanas de descanso.
Atualmente, os pesquisadores estão tentando desenvolver retinóides mais eficazes e definir o papel exato dessa abordagem no tratamento do neuroblastoma.
Possíveis efeitos colaterais
O efeito colateral mais comum do ácido 13-cis-retinóico é o ressecamento e fissuramento dos lábios. Também podem ocorrer outros efeitos colaterais, como pele ou olhos ressecados, hemorragias e alterações nas unhas.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.