Terapia tópica para câncer de vulva
A terapia tópica aplica o medicamento diretamente no tumor. Essa é outra maneira de tratar a neoplasia intraepitelial da vulva, mas não é usada para tratar o câncer de vulva invasivo.
Uma opção é aplicar o quimioterápico 5-fluorouracilo (5-FU), diretamente sobre a pele da vulva. O medicamento é aplicado sob a forma de pomada, provocando irritação local e descamação, um processo para a destruição das células cancerígenas. O uso de medicamentos em forma de pomadas sugeridas pela equipe médica pode aliviar o desconforto do tratamento.
Outra medicação que pode ser utilizada por via tópica é o imiquimod. Esse medicamento, em forma de creme, é aplicado sobre a área com a doença. O imiquimod não é um medicamento quimioterápico, ele age aumentando a resposta do sistema imunológico do organismo. Esse tratamento tem mostrado bons resultados em algumas mulheres com neoplasia intraepitelial vulvar.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/01/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.