Terapia-alvo para câncer de glândulas salivares

À medida que os pesquisadores aprendem mais sobre as mudanças nas células que causam o câncer, eles têm sido capazes de desenvolver novos tipos de drogas que visam atacar receptores específicos.
 
A terapia-alvo consiste justamente nesse tratamento, que ataca especificamente essas moléculas, que sabidamente estão envolvidas no crescimento e disseminação das células cancerígenas.
 
Medicamentos que têm como alvo o receptor de andrógeno
 
A terapia hormonal é usada com frequência no tratamento do câncer de próstata e do câncer de mama, mas também é útil para certos tipos de câncer de glândulas salivares.
 
Alguns cânceres de glândula salivar produzem uma proteína denominada receptor de andrógeno, que ajuda as células cancerígenas a crescer com hormônios. A bicalutamida é um medicamento hormonal (administrado por via oral) que se liga a esse receptor (proteína) para impedir que o tumor cresça. Normalmente é administrado junto com leuprolide, que reduz os níveis hormonais no sangue, de modo a que os hormônios não se liguem ao receptor de andrógeno. Esse tratamento é geralmente administrado após a quimioterapia ter sido tentada.
 
Os efeitos colaterais da bicalutamida e leuprolide administrados juntos podem incluir diarreia, problemas estomacais, problemas no fígado e fadiga.
 
HER2
 
Alguns cânceres de glândulas salivares produzem grande quantidade da proteína promotora de crescimento HER2. Os tumores com altos níveis de HER2 são denominados HER2-positivo. Os medicamentos que têm como alvo a proteína HER2, muitas vezes, são úteis no tratamento desses cânceres, especificamente mucoepidermoide e carcinoma ductal salivar.
 
Trastuzumabe. É um anticorpo monoclonal, uma versão artificial de uma proteína do sistema imunológico, que tem como alvo a proteína HER2. O trastuzumabe é administrado por infusão venosa e geralmente junto com paclitaxel ou docetaxel.
 
Se o trastuzumabe e uma combinação de quimioterapia com taxano não responder, às vezes, um conjugado anticorpo-droga pode ser usado. Nesse caso, o anticorpo anti-HER2 age como um sinal ligando-se à proteína HER2 nas células cancerígenas levando a quimioterapia diretamente para elas. O ado-trastuzumabe emtansina mostrou resultados iniciais favoráveis para o câncer de glândulas salivares HER2 positivo. Este medicamento é administrado por via venosa.
 
Os efeitos colaterais dos medicamentos que tem como alvo o HER2 podem incluir problemas cardíacos ou insuficiência cardíaca.

Inibidores de TRK
 
Alguns cânceres de glândulas salivares apresentam alterações em um dos genes NTRK. Essa alteração genética faz com que eles produzam proteínas TRK anormais, o que pode levar ao crescimento celular anormal e ao câncer. Essa alteração genética é mais frequentemente observada em cânceres de glândulas salivares secretoras.
 
O larotrectinibe e o entrectinibe têm como alvo as proteínas TRK. Esses medicamentos podem ser usados inicialmente no tratamento do câncer de glândulas salivares avançado com alterações no gene NTRK.
 
Esses medicamentos são administrados por via oral, uma ou duas vezes por dia.
 
Os efeitos colaterais frequentes dos inibidores de TRK incluem dores musculares e articulares, tosse, tontura, fadiga, náuseas, vômitos, constipação, febre, dor abdominal e diarreia.
 
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
 
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/03/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho