Terapia-alvo para câncer de via biliar
Conforme os pesquisadores aprendem mais sobre as mudanças nas células que causam o câncer, eles desenvolvem novos tipos de drogas que visam atacar receptores específicos.
A terapia-alvo consiste justamente nesse tratamento, que ataca especificamente essas moléculas, que sabidamente estão envolvidas no crescimento e disseminação das células cancerígenas.
Inibidor de FGFR2
Os receptores do fator de crescimento de fibroblastos (FGFRs) são proteínas nas células que as ajudam a crescer e se dividir normalmente. Uma pequena porcentagem (cerca de 15%) de pacientes com câncer de via biliar têm alterações nos genes que produzem FGFRs, resultando em proteínas FGFR anormais que fazem as células crescerem descontroladamente, tornando-as em células cancerígenas.
O pemigatinibe é um inibidor do FGFR2 que bloqueia a proteína FGFR2 anormal nas células cancerígenas da via biliar impedindo seu crescimento e disseminação. Este medicamento é usado no tratamento de alguns tipos de câncer de via biliar avançado que não podem ser removidos cirurgicamente ou que se disseminaram após pelo menos um tratamento prévio de quimioterapia.
É administrado por via oral, uma vez ao dia durante duas semanas, seguido por uma semana de descanso e, em seguida, reiniciado.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais frequentes do pemigatinibe consistem em pouca ou nenhuma quantidade de fosfato no sangue, perda de cabelo, diarreia, constipação, problemas nas unhas, fadiga, alterações no paladar, náuseas, vômitos, boca seca, aftas, perda de apetite, pele seca, olho seco ou outros problemas oculares e dores nas articulações e dores abdominais ou nas costas.
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 08/05/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.