Tipos de câncer de boca e orofaringe
Vários tipos de cânceres podem começar na boca ou na orofaringe.
- Carcinoma de células escamosas. A maioria dos cânceres de cavidade oral e de orofaringe é um carcinoma de células escamosas. Esses cânceres começam nas células planas, que normalmente formam o revestimento da boca e da garganta. O estágio inicial do câncer de células escamosas é denominado carcinoma in situ, isto é, as células cancerígenas estão presentes apenas no epitélio (superfície). Isso é diferente de um carcinoma de células invasivas, onde as células cancerígenas se desenvolvem nas camadas mais profundas da cavidade oral ou da orofaringe.
- Cânceres relacionados ao HPV. A infecção por certos tipos de papilomavírus humano (HPV) provoca a maioria dos cânceres de células escamosas da orofaringe (câncer HPV+). Os cânceres HPV+ são vistos com mais frequência em jovens sem histórico de uso de tabaco ou álcool.
- Carcinoma verrucoso. É um tipo raro de carcinoma de células escamosas frequentemente encontrado na gengiva e bochecha. É um câncer de crescimento lento que raramente se dissemina para outras partes do corpo.
- Carcinoma de glândulas salivares menores. Esse tipo de câncer pode se desenvolver nas glândulas da mucosa da boca e perto da garganta. Existem vários tipos de câncer de glândulas salivares menores, incluindo carcinoma adenoide cístico, carcinoma mucoepidermoide e adenocarcinoma polimorfo de baixo grau.
- Linfomas. As amígdalas e a base da língua pertencem ao sistema imunológico (tecido linfoide), onde os linfomas podem se iniciar.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/03/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.