Tipos de câncer de glândulas salivares
Os principais tipos de cânceres de glândulas salivares são:
- Carcinoma mucoepidermoide. O carcinoma mucoepidermoide é o tipo mais frequente de câncer da glândula salivar e a maioria se inicia nas parótidas. Ele se desenvolve com menos frequência nas glândulas submandibulares e nas glândulas salivares menores. Esses cânceres são geralmente de baixo grau, mas, às vezes, podem ser de grau intermediário ou alto.
- Carcinoma adenoide cístico. O carcinoma adenoide é o segundo tipo mais frequente de câncer de glândula salivar, geralmente é de crescimento lento e, muitas vezes, quando visualizado ao microscópio parece ser de baixo grau. Ele tende a se espalhar pelos nervos. Às vezes, o carcinoma adenoide cístico recidiva após muitos anos. O prognóstico é melhor para os tumores menores.
- Carcinoma de células acinares. A maioria começa na glândula parótida. Eles tendem a ser de crescimento lento e ocorrerem em idades mais jovens do que a maioria dos tumores da glândula salivar. Eles são geralmente de baixo grau, mas o quanto invadem o tecido adjacente determina seu prognóstico.
- Adenocarcinoma polimorfo. Eles começam mais frequentemente nas glândulas salivares menores. Geralmente (mas nem sempre) crescem lentamente e são potencialmente curáveis. São mais frequentes em mulheres do que em homens.
- Adenocarcinoma não especificado. Eles são mais frequentes nas glândulas parótidas e nas glândulas salivares menores. Esses tumores podem ser de qualquer grau. São frequentemente diagnosticados em pessoas com mais de 60 anos de idade.
- Carcinoma secretor (carcinoma secretor análogo da mama). Esses cânceres são mais frequentemente encontrados nas glândulas salivares menores. Eles tendem a ser de baixo grau e crescem lentamente. Podem ser encontrados igualmente em homens e mulheres.
- Adenocarcinomas raros. Alguns adenocarcinomas são bastante raros. Muitos tendem a ser de baixo grau e geralmente têm um prognóstico muito bom: adenocarcinoma basocelular, carcinoma de células claras, cistadenocarcinoma, adenocarcinoma sebáceo, linfadenocarcinoma sebáceo e adenocarcinoma mucinoso.
- Outros adenocarcinomas raros. São mais susceptíveis de serem de alto grau e podem ter um prognóstico menos favorável: carcinoma oncocítico e carcinoma de duto salivar.
Tumores malignos mistos
Existem três tipos de tumores malignos mistos: carcinoma ex adenoma pleomórfico, carcinossarcomas e metástase de tumor misto. O carcinoma ex adenoma pleomórfico é responsável pela grande maioria desses tumores. Os outros dois são muito mais raros. O carcinoma ex adenoma pleomórfico é um tumor que se desenvolve a partir de um tumor benigno misto, também conhecido como adenoma pleomórfico, e ocorre principalmente nas glândulas salivares maiores.
Outros tipos raros
Vários outros tipos de tumores podem se desenvolver nas glândulas salivares:
- Carcinoma espinocelular. Esse tipo de tumor ocorre principalmente em homens mais velhos e pode se desenvolver após tratamento radioterápico para outros tipos de câncer na região. Esse tipo de tumor tende a ter um prognóstico pior.
- Carcinoma epitelial-mioepitelial. Pode ser de baixo grau, mas que pode recidivar após o tratamento ou disseminar para outras partes do corpo.
- Carcinoma anaplásico de pequenas células. As células desses tumores têm características similares aos nervos. Eles são frequentemente encontrados nas glândulas salivares menores e têm crescimento rápido.
- Carcinomas indiferenciados. Este grupo de tumores inclui o carcinoma de pequenas células indiferenciadas, o carcinoma indiferenciado de grandes células e o carcinoma linfoepitelial. Eles são de alto grau e muitas vezes se disseminam. O carcinoma linfoepitelial é mais frequente em inuítes, está associado à infecção por Epstein-Barr e tem um prognóstico ligeiramente melhor.
Outros tipos de câncer que podem afetar as glândulas salivares
- Linfoma não Hodgkin. A maioria dos linfomas não Hodgkin começam nos linfonodos. Raramente, esses tumores se iniciam nas células do sistema imunológico do interior das glândulas salivares. Eles se comportam e são tratados de forma diferente do que outros tipos de tumores das glândulas salivares. A maioria dos linfomas que começam nas glândulas salivares afetam as pessoas portadoras de síndrome de Sjögren.
- Sarcomas. As glândulas salivares contêm vasos sanguíneos, as células do músculo e as células que formam tecido conjuntivo. Os cânceres que começam nesses tipos de células são denominados sarcomas. Eles raramente ocorrem nas glândulas salivares.
- Cânceres das glândulas salivares secundários. Tumores que se originam em outros locais ou se disseminam às glândulas salivares são denominados câncer de glândulas salivares secundário e são tratados de acordo com o local onde se originaram.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/03/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.