Tipos de câncer de mama em homens
Os principais tipos de câncer de mama são:
- Carcinoma ductal in situ. No carcinoma ductal in situ (CDIS), também denominado carcinoma intraductal, as células cancerígenas se formam nos ductos da mama, mas não invadem as paredes dos ductos e o tecido adiposo da mama ou se disseminam além da mama. O CDIS representa cerca de 10% dos casos de câncer de mama em homens. É quase sempre curável com tratamento cirúrgico.
- Carcinoma lobular in situ. Também denominado neoplasia lobular. O carcinoma lobular in situ, não é um verdadeiro câncer pré-invasivo porque não se transforma em um câncer invasivo se não for tratado, mas está relacionado a um risco aumentado de câncer invasivo em ambas as mamas. É raro em homens.
- Carcinoma ductal invasivo. É o tipo mais frequente de câncer de mama. O carcinoma ductal invasivo acomete a parede do ducto e se desenvolve através do tecido adiposo da mama. Pode se disseminar (metástase) para outros órgãos. 80% dos tumores de mama masculino são carcinomas ductais invasivos. Como a mama masculina é muito menor do que a mama feminina, todos os cânceres de mama masculinos começam relativamente próximos ao mamilo, por isso são mais propensos a se disseminar para o mamilo.
- Carcinoma lobular invasivo. Esse tipo de câncer de mama começa nas glândulas produtoras de leite (lobos), podendo se disseminar para outras partes da mama e do corpo. O carcinoma lobular invasivo é muito raro em homens, representando apenas 2% dos cânceres de mama masculinos. Isso ocorre porque os homens não possuem muito tecido lobular.
- Doença de Paget. A doença de Paget começa nos ductos mamários e se dissemina para o mamilo ou auréola. A pele do mamilo geralmente apresenta crostas, escamas, vermelhidão, com áreas de prurido (coceira), inchaço, queimação ou sangramento. A doença de Paget pode estar associada ao carcinoma ductal in situ ou com o carcinoma ductal invasivo. A doença de Paget representa de 1 a 3% dos cânceres de mama feminino e um percentual um pouco maior (5%) para os cânceres de mama masculinos.
- Câncer de mama inflamatório. O câncer de mama inflamatório é um tipo agressivo, mas raro. Esse tipo de câncer deixa a mama inchada, vermelha e quente ao invés de formar um nódulo. Ele pode ser confundido com uma infecção mamária. É muito raro em homens.
Tipos especiais de carcinoma invasivo
Existem alguns tipos especiais de câncer de mama que são subtipos do carcinoma invasivo. Eles são menos frequentes do que os cânceres de mama mencionados acima. Confira alguns tipos.
- Carcinoma adenoide cístico (ou adenocístico).
- Carcinoma adenoescamoso de baixo grau.
- Carcinoma medular.
- Carcinoma mucinoso (ou coloide).
- Carcinoma papilar.
- Carcinoma tubular.
- Carcinoma metaplásico.
- Carcinoma micropapilar.
- Carcinoma misto (tem características de ductal invasivo e lobular).
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 27/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.