Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Tipos de câncer mais comuns em adolescentes

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão

Os tipos de câncer mais frequentes em adolescentes, com idades entre 15 e 19 anos, não são exclusivos para essa faixa etária, mas tem características distintas dos mais comuns em crianças ou em adultos.

Os tipos de câncer mais frequentes em adolescentes são:

  • Linfomas. Os linfomas começam nas células do sistema imunológico chamadas linfócitos. Esse tipo de câncer se apresenta com mais frequência nos linfonodos e outros tecidos linfáticos, como as amígdalas ou timo. Eles também podem afetar a medula óssea e outros órgãos. Os sintomas dependem da região onde se desenvolvem, podendo incluir perda de peso, febre, sudorese, cansaço e aparecimento de nódulos na parte lateral do pescoço, nas axilas ou virilha.
     
  • Linfoma de Hodgkin. É o tipo de linfoma mais frequente tanto em adolescente quanto em adultos. Essa doença se apresenta de forma similar em todos os grupos etários, o que inclui suas formas de tratamento.

  • Linfoma não Hodgkin. É menos frequente do que o linfoma de Hodgkin em adolescentes e seu risco aumenta com a idade. Existem muitos tipos de linfoma não Hodgkin e alguns dos mais frequentes em adolescentes costumas ser de desenvolvimento rápido, necessitando de tratamento mais intensivo. No entanto, eles respondem melhor ao tratamento do que um linfoma não Hodgkin em idosos.
     
  • Leucemias. As leucemias são cânceres da medula óssea e do sangue. São mais frequentes em crianças, mas podem ocorrer em qualquer idade, e, de fato, a maioria das leucemias acometem adultos mais velhos. A maioria das leucemias em adolescentes é de crescimento rápido (tipo aguda), como a leucemia linfoide aguda (LLA) e a leucemia mieloide aguda (LMA). A leucemia pode provocar sintomas como cansaço, fraqueza, palidez, hemorragias ou hematomas, febre, perda de peso, dores ósseas e articulares e outros sintomas. O prognóstico para a maioria das leucemias agudas tende a ser melhor para pacientes mais jovens.
     
  • Câncer de tireoide. O risco de câncer de tireoide aumenta com a idade, mas, muitas vezes, é diagnosticado em pessoas mais jovens do que a maioria dos outros tipos de câncer em adultos. É muito mais frequente em mulheres jovens do que em homens jovens. O sintoma mais frequente de câncer de tireoide é o aparecimento de um nódulo na parte anterior do pescoço. A maioria dos nódulos da tireoide não é câncer, mas é importante investigar para confirmar o diagnóstico. Outros sintomas do câncer de tireoide podem incluir dor ou inchaço no pescoço, dificuldade para respirar ou engolir e alterações na voz. A chance de cura desse tipo de câncer geralmente é muito boa.
     
  • Tumores cerebrais e de medula espinhal. Existem muitos tipos de tumores cerebrais e da medula espinhal e o tratamento e prognóstico para cada um é diferente. Em crianças, a maioria dos tumores cerebrais se inicia na parte inferior do cérebro, cerebelo ou tronco cerebral. Os adultos são mais propensos a desenvolver tumores nas partes superiores do encéfalo. Os tumores em adolescentes podem ocorrer em qualquer área. Os que acometem a medula espinhal são menos frequentes do que os cerebrais em todas as faixas etárias. Esses tumores podem provocar dormência, fraqueza ou perda de coordenação nos braços ou pernas, além de problemas urinários ou intestinais.

  • Câncer de testículo. O câncer de testículo se desenvolve mais frequentemente em homens jovens . Cerca de metade dos casos de câncer de testículo ocorre entre os 20 e 34 anos, mas pode ser diagnosticado em qualquer idade, inclusive na adolescência. Na maioria das vezes, o primeiro sintoma do câncer de testículo é um nódulo, aumento de volume ou inchaço do testículo. Alguns tumores testiculares podem ser dolorosos, mas a maior parte do tempo são indolores. É importante que o aparecimento de quaisquer alterações seja investigada por um médico o mais rapidamente possível para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento. Em geral, o prognóstico do câncer de testículo é bom e a maioria desses cânceres podem ser curados.
     
  • Sarcomas ósseos. Os tipos mais frequentes de tumor ósseo e os osteossarcomas e sarcomas de Ewing são os mais frequentes em adolescentes. Eles provocam dor óssea que piora à noite ou com a atividade física. Eles também podem provocar inchaço na área ao redor do osso.
     
  • Osteossarcoma. Esse tipo de sarcoma geralmente começa em áreas de crescimento rápido do osso, como perto das extremidades dos ossos longos das pernas ou braços. Os locais mais frequentes para o sarcoma de Ewing se iniciar são os ossos da pelve, parede torácica ou parte central dos ossos longos das pernas.
     
  • Sarcoma de partes moles. Esses sarcomas podem começar em qualquer parte do corpo, mas geralmente se desenvolvem nos braços ou pernas. O rabdomiossarcoma, um câncer que começa nas células que normalmente se transformam em músculo esquelético, é mais frequente em crianças com menos de 10 anos, mas também pode se desenvolver em adolescentes e adultos. A maioria dos outros tipos de sarcomas de partes moles se tornam mais incidentes com a idade. Os sintomas dependem do local onde se iniciam, podendo incluir nódulos, inchaço ou problemas intestinais.

  • Melanoma. Embora o melanoma ocorra em pessoas idosas, também pode ser diagnosticado em  pessoas mais jovens, inclusive adolescentes. O sinal de alerta mais importante para o melanoma é o aparecimento de uma nova pinta ou uma pinta que muda de tamanho, forma ou cor. Uma pinta ou mancha de aspecto diferente de todas as outras na pele também pode ser um aviso e deve ser examinada por um médico. A chance de cura de um melanoma geralmente é muito boa se diagnosticado e tratado em estágio inicial. Mas, o diagnóstico tardio torna o tratamento mais difícil. 

  • Câncer de ovário. Em geral, o câncer de ovário é mais frequente em mulheres mais velhas. Mas alguns tipos de cânceres de ovário, conhecidos como tumores de células germinativas, são mais incidentes em adolescentes e mulheres jovens. O câncer de ovário em estágio inicial, geralmente, não provoca sintomas, mas mulheres mais jovens podem apresentar sensação de saciedade após as refeições ou inchaço abdominal, dor abdominal ou sintomas urinários. Se esses sintomas persistirem mais de duas semanas, devem ser investigados por um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/05/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho