Tipos de Leucemia em Crianças
A leucemia é frequentemente descrita como aguda (crescimento rápido) ou crônica (crescimento lento). Saber o tipo específico da leucemia ajuda os médicos a prever o prognóstico de cada criança e optar pelo melhor tratamento.
Leucemia aguda
A maioria das leucemias infantis são agudas. Os principais tipos de leucemia aguda são:
- Leucemia linfoide aguda (LLA). Aproximadamente 75% dos casos de leucemia infantil são LLA. Este tipo de leucemia começa nas células linfoides da medula óssea.
- Leucemia mieloide aguda (LMA). Este tipo de leucemia representa o restante dos tipos de leucemias em crianças. A LMA começa nas células mieloides, que formam os glóbulos brancos, vermelhos ou plaquetas.
- Leucemia híbridas ou mistas. Essas leucemias são raras. Neste tipo, as células têm características de LLA e de LMA. Em crianças, elas são geralmente tratadas como LLA e respondem ao tratamento como sendo LLA.
Leucemia crônica
A leucemia crônica é rara em crianças. Esse tipo tende a ser mais lento do que a leucemia aguda, mas são mais difíceis de serem curadas. As leucemias crônicas também podem ser divididas em dois tipos.
- Leucemia mieloide crônica (LMC). Este tipo raramente ocorre em crianças. O tratamento é similar ao tratamento em adultos.
- Leucemia linfoide crônica (LLC). Esta leucemia é extremamente rara em crianças.
Leucemia mielomonocítica juvenil
Este tipo de leucemia é rara e não é crônica nem aguda. Inicia-se a partir das células mieloides, mas não se desenvolve tão rapidamente como a LMA ou tão lentamente como a LMC. Ela ocorre mais frequentemente em crianças com idade média de 2 anos. Os sintomas podem incluir palidez, febre, tosse, dificuldade para respirar, sangramento fácil e um aumento do baço e linfonodos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.