Tipos de leucemia linfoide crônica (LLC)
A forma mais frequente de leucemia linfoide crônica (LLC) se inicia nos linfócitos B, mas, existem alguns tipos raros de leucemia que compartilham algumas características da LLC:
- Leucemia prolinfocítica. Esse é um tipo de leucemia na qual as células cancerígenas são semelhantes às células normais denominadas prolinfócitos, formas imaturas de linfócitos B (B-PLL) ou linfócitos T (T-PLL). Tanto um como outro tendem a ser mais agressivos do que a leucemia linfoide crônica usual. A maioria dos casos responderão a alguma forma de tratamento, mas com o tempo tendem a recidivar.
- Leucemia linfocítica granular. Essa é uma forma rara de leucemia linfoide crônica. As células cancerígenas são granulares e grandes e têm características dos linfócitos T ou das células denominadas Natural Killer (outro tipo de linfócitos). Esse tipo de leucemia é de crescimento lento, mas um pequeno número pode ser mais agressivo e difícil de tratar.
- Tricoleucemia. É outro tipo de câncer dos linfócitos, que tende a progredir lentamente.
Esse tipo de leucemia tem como característica projeções citoplasmáticas, chamadas células pilosas o que dá o nome de tricoleucemia. As células cancerígenas são um tipo de linfócito B, mas diferentes daquelas observadas na leucemia linfoide crônica.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/05/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.