Tipos de linfoma de Hodgkin
Dois tipos principais de linfoma de Hodgkin podem se formar e se disseminar e, consequentemente, serem tratados de maneiras diferentes.
Linfoma de Hodgkin clássico
O linfoma de Hodgkin clássico representa 90% dos casos da doença de Hodgkin em países desenvolvidos.
As células cancerígenas no linfoma de Hodgkin clássico são denominadas células de Reed-Sternberg e são geralmente um tipo anormal de linfócito B. Os linfonodos aumentados em pacientes com linfoma de Hodgkin clássico geralmente têm um pequeno número de células de Reed-Sternberg e um grande número de células imunológicas normais circundantes.
O linfoma de Hodgkin clássico está subdivido em quatro subtipos:
- Esclerose nodular. Esse é o tipo mais frequente da doença. Ocorre principalmente em pessoas mais jovens, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade. Tende a começar nos linfonodos do pescoço ou tórax.
- Celularidade mista. Esse é o segundo tipo mais frequente e é visto principalmente em crianças ou idosos. Pode começar em qualquer linfonodo, mas na maioria das vezes ocorre na metade superior do corpo.
- Predomínio linfocitário. Esse subtipo ocorre geralmente na metade superior do corpo e raramente é encontrado em mais do que alguns nódulos linfáticos.
- Depleção linfocitária. Esta é a forma menos frequente de doença de Hodgkin. É visto principalmente em pessoas idosas e com infecção pelo HIV. A doença tem maior probabilidade de ser avançada, quando diagnosticada nos linfonodos do abdômen, baço, fígado ou medula óssea.
Linfoma de Hodgkin de predomínio nodular linfocitário
O linfoma de Hodgkin de predomínio nodular linfocitário responde por cerca de 5% da doença de Hodgkin. Ele possui células grandes, muitas vezes, chamadas células pipoca (porque se parecem com pipoca), que são variantes das células de Reed-Sternberg.
Esse tipo de linfoma geralmente envolve os linfonodos do pescoço e axilas. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, sendo mais frequente em homens do que em mulheres. Esse tipo de linfoma tende a crescer mais lentamente e é tratado de forma diferente dos tipos clássicos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/05/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.