Tipos de rabdomiossarcoma
Existem dois tipos principais de rabdomiossarcoma:
- Rabdomiossarcoma embrionário. Geralmente acomete bebês e crianças nos primeiros cinco anos de vida, mas pode ocorrer em idades mais avançadas. Pode se desenvolver na região da cabeça e pescoço, bexiga, vagina, próstata e testículos, ou ao redor desses órgãos.
- Rabdomiossarcoma alveolar. Normalmente afeta de igual forma todos os grupos etários. Ocorre com mais frequência nos grandes músculos do tórax, braços e pernas. O rabdomiossarcoma alveolar tende a crescer mais rápido que o rabdomiossarcoma embrionário e, geralmente, requer um tratamento mais intenso. Em alguns casos, as células cancerígenas apresentam falta de mudanças específicas nos genes, fazendo com que se comportem como rabdomiossarcomas embrionários, o que permite a administração de um tratamento menos intenso.
Rabdomiossarcoma anaplásico e sarcoma indiferenciado
O rabdomiossarcoma anaplásico, também denominado rabdomiossarcoma pleomórfico, é um tipo incomum, que ocorre mais frequentemente em adultos e raramente em crianças.
Alguns médicos agrupam os sarcomas indiferenciados com os rabdomiossarcomas. Utilizando testes laboratoriais, os médicos podem determinar se são de fato sarcomas, mas as células não têm características que permitam uma melhor classificação.
Ambos os tipos têm desenvolvimento rápido e, geralmente, necessitam de tratamento intensivo.
Rabdomiossarcoma em adultos
A maioria dos rabdomiossarcomas ocorre em crianças, mas também podem ocorrer em adultos. Os adultos são mais propensos a terem os tipos de rabdomiossarcoma de crescimento rápido e em partes do corpo menos frequentes. Em função disso, os rabdomiossarcomas em adultos são geralmente mais difíceis de serem tratados de forma eficaz.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.