Tipos de sarcomas de partes moles
Existem mais de 50 tipos diferentes de sarcomas de partes moles. Alguns são bastante raros e nem todos estão listados aqui:
- Fibrossarcoma. É um câncer do tecido fibroso, que geralmente afeta as pernas, braços ou tronco. É mais frequente em pessoas entre 20 e 60 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, inclusive na infância.
- Sarcoma de partes moles alveolar. É um tipo raro de câncer que acomete principalmente adultos jovens. Esses tumores geralmente começam nas pernas.
- Angiossarcoma. É um tumor maligno que pode se desenvolver a partir dos vasos sanguíneos (hemangiosarcomas) ou dos vasos linfáticos (linfangiossarcomas). Esses tumores estão associados à exposição à radiação, podendo se iniciar em áreas irradiadas para outras doenças como câncer, por exemplo, os angiossarcomas podem ser diagnosticados após a radioterapia para o câncer de mama e nos membros atingidos pelo linfedema.
- Sarcoma de células claras. É um tipo raro de câncer que se desenvolve nos tendões dos braços ou pernas. Quando visualizado sob o microscópio, observa-se que tem algumas características do melanoma, um tipo de câncer que se desenvolve a partir das células que produzem a pigmentação da pele.
- Tumor de células desmoplásicas pequenas e redondas. É um sarcoma raro que ocorre em adolescentes e adultos jovens, encontrados com mais frequência no abdômen.
- Sarcoma epitelioide. A maioria se desenvolve em tecidos sob a pele das mãos, antebraços, pés ou pernas. Ocorre com mais frequência em adolescentes e adultos jovens.
- Sarcoma fibromixoide de baixo grau. É um câncer de crescimento lento que, na maioria das vezes, se desenvolve como um crescimento indolor no tronco ou braços e pernas. Também é denominado tumor de Evans.
- Tumor estromal gastrointestinal (GIST). É um tipo de sarcoma que começa no trato digestivo.
- Sarcoma de Kaposi. É um tipo de sarcoma que se inicia nas células do tecido linfático ou nos vasos sanguíneos.
- Leiomiossarcoma. É um tipo de câncer que começa no tecido muscular liso. Esses tumores, geralmente, começam no abdômen, mas também podem se iniciar em outras partes do corpo, como braços e pernas ou no útero.
- Lipossarcomas. São tumores malignos do tecido adiposo. Eles podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas são mais frequentes na coxa, abaixo do joelho e no interior do abdômen. Eles ocorrem principalmente em adultos entre 50 e 65 anos.
- Mesenquimoma maligno. É um tipo raro de sarcoma que contém algumas áreas com características de fibrossarcoma e outras áreas com características de pelo menos dois outros tipos de sarcoma.
- Tumores dos nervos periféricos malignos. Incluem neurofibrossarcomas, Schwannomas malignos e sarcomas neurogênicos. Estes são sarcomas que se desenvolvem a partir de células que circundam um nervo.
- Mixofibrossarcomas de baixo grau. São frequentemente diagnosticados nos braços e pernas de pacientes idosos. Eles são mais comuns sobre ou logo abaixo da pele, podendo apresentar mais de uma lesão nodular.
- Rabdomiossarcoma. É o tipo mais frequente de sarcoma de partes moles observado em crianças.
- Sarcoma sinovial. É um tumor maligno dos tecidos que protegem as articulações. Os locais mais frequentes são o quadril, joelho, tornozelo e ombro. Este tumor é mais frequente em crianças e adultos jovens, mas pode acometer pessoas mais velhas.
- Sarcoma pleomórfico indiferenciado. Também conhecido como histiocitoma fibroso maligno é mais frequentemente diagnosticado nos braços ou pernas. Com menos incidência no abdômen. É mais frequente em adultos. Embora a maioria tende a crescer localmente, pode se espalhar para locais distantes.
Tumores de partes moles intermediários
Este tipo de tumor pode crescer e invadir os tecidos e órgãos próximos, mas tendem a não se disseminar para outras partes do corpo:
- Dermatofibrossarcoma protuberante. É um câncer do tecido fibroso de crescimento lento, geralmente no tronco ou nos membros. Ele cresce em tecidos próximos, mas raramente se espalha para locais distantes.
- Fibromatose. É o nome dado ao tumor de tecido fibroso com características entre o fibrossarcoma e tumores benignos, como fibromas e fibromatose superficial. Eles tendem a crescer lentamente, mas de forma constante. Também são denominados tumores desmoides. Raramente se espalham para locais distantes, mas causam problemas, crescendo em tecidos próximos.
- Hemangioendotelioma. É um tumor dos vasos sanguíneos considerado um câncer de baixo grau, o que significa que cresce e se espalha lentamente. Cresce em tecidos próximos e, às vezes, pode se espalhar para partes distantes do corpo. Pode começar nas partes moles ou em órgãos internos, como fígado ou pulmões.
- Fibrossarcoma infantil. É o sarcoma de partes moles mais frequente em crianças com menos de um ano de idade. Tende a ser de crescimento lento e é menos provável que se espalhe para outros órgãos como o fibrossarcoma adulto.
- Tumor fibroso solitário. Geralmente é benigno, mas pode eventualmente ser maligno. Alguns começam na coxa, axila e pelve. Também pode começar no tecido ao redor do pulmão (pleura).
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/11/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.