Trabalhar ou não?
O câncer afeta diversos aspectos da vida do paciente que vão além da saúde física. Deles, os impactos na rotina trabalho estão, com certeza, entre os que mais geram preocupação para os pacientes.
Ter câncer não necessariamente significa que você vai parar de trabalhar. O paciente com câncer conta com alguns direitos que possibilitam que você tenha um tempo afastado do trabalho para consultas, tratamentos ou descansos extras.
Existem benefícios em continuar trabalhando mesmo quando se tem câncer. Ir ao trabalho pode ajudar a não se sentir sozinho e lembrar que a vida continua. O trabalho também pode fornecer um suporte financeiro importante, incluindo benefícios de convênio médico.
Entretanto, como em outros aspectos da sua vida, o impacto do câncer no seu trabalho irá depender de alguns fatores, como seu estado de saúde e qual será seu tratamento. Sendo assim, você poderá continuar trabalhando o máximo possível, tirar uma licença e retornar mais tarde. Ou decidir por trocar de emprego, para um que atenda suas novas necessidades ou até por não trabalhar mais.
Veja o que considerar para tomar essa decisão