Cirurgia para câncer de sítio primário desconhecido
A cirurgia é um tratamento indicado para muitos tipos de câncer diagnosticados em fase inicial. No entanto, para o câncer de sítio primário desconhecido, que já se disseminou para outros órgãos, a cirurgia é menos útil.
A cirurgia pode ser uma opção quando a doença é diagnosticada apenas nos linfonodos ou está confinada a um único órgão, permitindo que o cirurgião todo o tumor. No entanto, ainda existe a possibilidade de que a doença esteja presente em outras partes do corpo. Se a cirurgia for considerada como uma opção de tratamento, é importante compreender até que ponto ela pode ajudar sem comprometer excessivamente a saúde do paciente.
O tipo de procedimento dependerá da localização do tumor e da extensão da cirurgia. Se a cirurgia for realizada, ela pode ser seguida por radioterapia e possivelmente quimioterapia, para destruir quaisquer células cancerígenas remanescentes.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Cirurgia Oncológica.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/03/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Cuidados paliativos para câncer de sítio primário desconhecido
- Tratamento para câncer de sítio primário desconhecido por localização
- Outros medicamentos para câncer de sítio primário desconhecido
- Terapia-alvo para câncer de sítio primário desconhecido
- Hormonioterapia para câncer de sítio primário desconhecido
- Quimioterapia para câncer de sítio primário desconhecido
- Radioterapia para câncer de sítio primário desconhecido