Cirurgia para tumor de Ewing

A cirurgia é uma parte importante do tratamento para a maioria dos tumores de Ewing. Geralmente, é feita para diagnosticar o câncer (biópsia) e retirar o(s) tumor(es).
 
Tipos de cirurgia
 
Vários tipos de cirurgia podem ser realizados para a remoção dos tumores de Ewing. A escolha depende do tamanho e localização do tumor, idade do paciente, probabilidade de remover o tumor com margens seguras e em como a cirurgia pode alterar a função da parte afetada do corpo.
 
Muitos dos tumores em tecidos moles e determinados ossos podem ser removidos sem provocar qualquer incapacidade grave ou deformidade. Entretanto, outros tumores, como aqueles na maioria dos ossos dos braços e das pernas, não podem ser completamente removidos sem afetar a função do membro.
 
Embora a maioria das cirurgias para retirar os sarcomas de Ewing seja      complexa     , os tumores nos braços ou pernas, geralmente, não são tão difíceis de serem removidos como de outras regiões do corpo, como base do crânio, parede torácica, coluna vertebral ou pelve.
 
Tumores nos braços ou pernas
 
Na maioria dos casos, a cirurgia de salvamento de membros pode ser realizada para remover parte ou a totalidade do osso afetado, deixando o braço ou a perna basicamente intactos. O osso removido é substituído por um enxerto ou por uma prótese interna.
 
Se o tumor se encontra na parte superior da perna, o fêmur, incluindo o joelho, pode ter que ser removido. Uma prótese para o osso e joelho pode ser colocada para conectar a parte inferior da perna. Os tumores da parte inferior da perna são mais difíceis de serem tratados dessa forma, porque é mais difícil de remover e reconstruir apenas partes da mesma. O úmero (osso do braço) é também adequado para a cirurgia de salvamento de membros por não suportar o peso do corpo.
 
A cirurgia de salvamento de membros é um procedimento muito complexo. O desafio para o cirurgião é remover todo o tumor e ainda preservar os tendões, nervos e vasos sanguíneos próximos para manter o máximo possível da função e aparência do membro. Mas, se o tumor se desenvolveu nessas estruturas, elas terão de ser removidas junto com o tumor.
 
O uso de uma prótese interna em uma criança em fase crescimento é um desafio, pois requerem várias outras cirurgias para substituir a prótese por uma maior de acordo com o crescimento da criança. Atualmente, as próteses estão mais sofisticadas, algumas já dispõem de dispositivos minúsculos que permitem seu alongamento de acordo com o crescimento da criança, evitando cirurgias adicionais. Mas mesmo essas próteses podem precisar ser substituídas por uma prótese adulta, quando a criança para de crescer.
 
Se o tumor invadiu nervos ou vasos sanguíneos, que não podem ser removidos sem danificar gravemente o membro, a cirurgia de salvamento de membros não está indicada. Nesses casos, geralmente o tratamento começa com radioterapia. Em casos raros, a amputação do membro afetado pode ser a melhor opção.
 
Tumores na caixa torácica
 
No caso de um tumor de Ewing localizado na parede torácica, o cirurgião deve remover      a área afetada e as costelas próximas. Essas costelas são substituídas por um material artificial para cobrir a falha na parede torácica. Se o tumor se espalhou para os pulmões, o tórax pode ser aberto e os tumores removidos, esse procedimento é denominado toracotomia. Muitas vezes, a radioterapia também pode ser realizada.
 
Tumores na região pélvica
 
Os tumores pélvicos podem ser mais difíceis de serem tratados cirurgicamente. Em muitos casos, a radioterapia pode ser indicada. Mas, se o tumor responde bem à quimioterapia inicial, a cirurgia, seguida de radioterapia pode ser uma opção. Os ossos pélvicos, muitas vezes, podem ser reconstruídos após a cirurgia.
 
Tumores na coluna
 
Os tumores próximos à coluna são mais difíceis de serem completamente removidos, nestes casos, a radioterapia é a melhor opção de tratamento. Se a cirurgia é feita, a radioterapia é geralmente realizada em seguida para destruir as células cancerígenas remanescentes.
 
Possíveis efeitos colaterais
 
Efeitos colaterais de curto prazo. Esses efeitos podem incluir reações à anestesia, hemorragia, dor, coágulos sanguíneos e infecção.
 
Efeitos colaterais de longo prazo. Esses efeitos dependem principalmente da localização do tumor e do tipo de cirurgia. As complicações da cirurgia de salvamento de membros podem incluir enxertos ou pinos que se soltam ou quebram. Essas complicações são mais susceptíveis do que com a cirurgia realizada por outras razões, uma vez que a quimioterapia ou a radioterapia realizadas antes e após a cirurgia podem interferir na recuperação pós-cirúrgica.
 
Reabilitação após a cirurgia
 
A reabilitação após a cirurgia pode ser a parte mais difícil do tratamento. Os pacientes e os pais devem conversar com um especialista em fisioterapia e reabilitação para poder entender todas as opções possíveis.
 
A fisioterapia e a reabilitação são importantes para os pacientes que fizeram cirurgia para tumores de Ewing. Seguir o programa de reabilitação indicado permite a melhor chance de uma recuperação da função do membro a longo prazo. Mesmo com a reabilitação adequada, ainda é preciso se adaptar a questões de longo prazo, como mudanças na maneira de andar e realizar outras tarefas, além de na aparência. Realizar terapias físicas, ocupacionais e outras também ajudam os pacientes a se ajustarem a lidarem com esses desafios.
 
Reabilitação após cirurgia poupadora de membros
 
Quando apenas o tumor e a parte do osso afetado são removidos durante a cirurgia de salvamento de membro, a situação pode ser ainda mais complicada, especialmente para crianças em crescimento. As crianças que fizeram essa cirurgia podem precisar de outros procedimentos cirúrgicos para substituir a prótese interna por uma adequada ao seu tamanho, e algumas podem precisar até de amputação.
 
Leva cerca de um ano, em média, para os pacientes aprenderem a se locomover novamente, após a cirurgia de salvamento de membros em uma perna. Mas, é muito importante que o paciente participe de um programa de reabilitação.
 
Reabilitação após amputação
 
Se um membro é amputado, o paciente deve aprender a viver com e a usar uma prótese. Isso pode ser particularmente difícil para crianças em fase de crescimento, principalmente se a prótese precisa ser trocada para acompanhar o seu desenvolvimento.
 
Considerações sobre as opções
 
Tanto a cirurgia de salvamento de membros quanto a amputação têm vantagens e desvantagens. Por exemplo, a cirurgia de salvamento de membros, embora seja, geralmente, a escolhida pelos pacientes em relação à amputação, tende a ter mais complicações devido à sua complexidade. As crianças em fase de crescimento que fazem a cirurgia conservadora de membros também são mais propensas a precisar de novas cirurgias mais tarde.
 
Ao analisar os resultados dos diferentes tipos de cirurgias em termos de qualidade de vida, os pesquisadores não observaram grandes diferenças entre os diferentes tipos de procedimentos. Talvez, o maior problema seja para os adolescentes, que podem se preocupar com os aspectos sociais da cirurgia. As questões emocionais também são muito importantes, e todos os pacientes precisarão de apoio e encorajamento.
 
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Cirurgia Oncológica.
 
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/05/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho