Cirurgia para Leucemia em Crianças
A cirurgia tem um papel limitado no tratamento de leucemia em crianças. Como as células leucêmicas se disseminam por toda a medula óssea e para muitos outros órgãos através do sangue, não é possível a cura deste tipo de câncer cirurgicamente. Com exceção de uma possível biópsia de um linfonodo, a cirurgia raramente tem qualquer função no diagnóstico, uma vez que geralmente a aspiração da medula óssea e biópsia podem diagnosticar uma leucemia.
Colocação de cateter venoso central. Muitas vezes, antes de iniciar a quimioterapia é necessária uma cirurgia para inserir um cateter de acesso venoso para administração de medicamentos quimioterápicos. É importante que os pais aprendam a cuidar e higienizar o cateter para evitar qualquer infecção.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Cirurgia Oncológica.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Imunoterapia para Leucemia em Crianças
- Tratamento da Leucemia Mieloide Crônica (LMC) em Crianças
- Tratamento da Leucemia Mielomonocítica Juvenil (LMMJ) em Crianças
- Tratamento da Leucemia Promielocítica Aguda (LPA) em Crianças
- Tratamento da Leucemia Mieloide Aguda (LMA) em Crianças
- Tratamento da Leucemia Linfoide Aguda (LLA) em Crianças
- Transplante de Medula Óssea para Leucemia em Crianças
- Terapia Alvo para Leucemia em Crianças
- Quimioterapia para Leucemia em Crianças
- Radioterapia para Leucemia em Crianças
- Tratamento Imediato para Leucemia em Crianças