Tratamento da deficiência imunológica e infecções em pacientes com sarcoma de Kaposi
O mais importante no tratamento do sarcoma de Kaposi é o controle de qualquer deficiência imunológica existente, bem como de todas as infecções relacionadas.
Em pacientes com HIV ou AIDS, significa usar combinações de medicamentos anti-HIV. Isso é conhecido como terapia antirretroviral altamente ativa (HAART). Para muitos pacientes com AIDS, HAART pode ser o único tratamento necessário para reduzir as lesões do sarcoma de Kaposi e manter a doença sob controle.
Em pacientes transplantados cujo sistema imunológico está suprimido pelo uso de medicamentos, a diminuição de doses ou modificação dessas medicações pode ser útil. Os medicamentos sirolimus e everolimus podem controlar as lesões do sarcoma de Kaposi, bem como prevenir a rejeição de órgãos.
As lesões do sarcoma de Kaposi são mais propensas a se desenvolverem quando o resultado do exame de sangue do paciente é positivo para o herpes vírus do sarcoma de Kaposi (KSHV). O risco do desenvolvimento de novas lesões é menor quando os medicamentos antivirais, como o ganciclovir ou foscarnet são utilizados. Esses medicamentos previnem novas lesões, mas não melhoram as lesões existentes.
As lesões do sarcoma de Kaposi tendem a piorar quando os pacientes adquirem infecções bacterianas. Portanto, é importante reduzir o risco desse tipo de infecções e tratá-las, imediatamente, caso ocorram.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.