Tratamento paliativo para câncer de boca e orofaringe
Manter a qualidade de vida do paciente é outro objetivo importante do tratamento. Tanto para os pacientes que iniciaram o tratamento para tentar curar a doença, como para aqueles cuja doença se encontra em estágio avançado. Se o objetivo do tratamento é a cura, os tratamentos paliativos ajudam a aliviar os sintomas do próprio tratamento de câncer. Se a doença está avançada, o tratamento paliativo desempenha um papel ainda maior, ajudando a manter o paciente confortável e com qualidade de vida pelo maior tempo possível.
A dor é uma preocupação significativa para muitos pacientes com câncer. A dor quase sempre pode ser tratada de forma eficaz com medicamentos leves, como o ibuprofeno ou acetaminofeno. Mas, se necessário, com medicamentos mais potentes, como morfina ou outras drogas similares.
Nutrição é outra preocupação importante para os pacientes com câncer de boca e orofaringe. Tanto o câncer, como seu tratamento, podem tornar difícil a deglutição. Se a doença interfere na forma como o paciente come ou ingere líquidos, pode ser necessário o uso de uma sonda de alimentação.
Existem muitas outras maneiras de ajudar o paciente a manter a qualidade de vida e a controlar os seus sintomas. Mas, isso significa que o paciente deve informar seu médico sobre qualquer sintoma que esteja sentindo, para que ele prescreva um tratamento que possa aliviar os sintomas. Receber um tratamento eficaz ajuda o paciente a se sentir melhor e permite que se concentre naquilo que realmente é importante para ele.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/03/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Tratamento do câncer de orofaringe por estágio
- Tratamento do câncer de boca por estágio
- Imunoterapia para câncer de boca e orofaringe
- Terapia-alvo para câncer de boca e orofaringe
- Quimioterapia para câncer de boca e orofaringe
- Radioterapia para câncer de boca e orofaringe
- Cirurgia para câncer de boca e orofaringe