Tratamento do câncer de rim por estágio

O tipo de tratamento para cada caso de câncer de rim depende do estágio do doença e do estado de saúde geral do paciente. Algumas opções de tratamento consideradas para cada estágio do câncer de rim são:

Estágio I ou II

No estágio I e II, os tumores ainda estão confinados dentro do rim.

          Vigilância ativa

Alguns tumores pequenos (estágio I) não precisam ser tratados imediatamente. Pequenos tumores geralmente crescem lentamente, e alguns podem nunca provocar problemas sérios. Por essa razão, a vigilância ativa é uma opção para pacientes com tumores renais pequenos. Nessa abordagem, o tumor é acompanhado com tomografias ou ultrassons e tratado caso comece a crescer. 

          Cirurgia

Se o tratamento for necessário, esses tumores, geralmente, são retirados cirurgicamente por nefrectomia parcial ou radical. Os linfonodos próximos ao rim podem ser retirados, principalmente se estiverem aumentados.

Na maioria das vezes, nenhum tratamento adicional é necessário após a cirurgia.

Se, após a cirurgia, as células cancerígenas apresentarem características suspeitas quando avaliadas em laboratório, uma opção pode ser um tratamento adjuvante para diminuir o risco da recidiva. Na maioria das vezes, isso ocorre com a administração do pembrolizumabe, por um ano.

          Outras opções de tratamento

Se o paciente não puder realizar a cirurgia devido a outros problemas de saúde, poderá se beneficiar de outras terapias locais, como crioterapia ou ablação por radiofrequência. A radioterapia pode ser outra opção. 

Esses tratamentos são geralmente administrados apenas quando a cirurgia não pode ser realizada. Embora esses tipos de tratamento possam ter resultados similares à cirurgia em relação as chances de recidiva, estudos mostraram que a doença geralmente volta na mesma área.

Estágio III

No estágio III o câncer já invadiu os vasos renais ou se disseminou para os linfonodos próximos.

          Cirurgia

A cirurgia (nefrectomia radical) é o principal tratamento para esses tumores. A nefrectomia parcial também pode ser uma opção, se possível, especialmente para pacientes com função renal reduzida ou com tumores em ambos os rins.

Os linfonodos próximos ao rim podem ser retirados, principalmente se estiverem aumentados ou se houver risco de disseminação da doença para os linfonodos.

Para o carcinoma de células renais claras, uma opção após a cirurgia é administrar o tratamento adjuvante para diminuir a chance da recidiva. Na maioria das vezes, isso é feito com pembrolizumabe por um ano.

          Outras opções de tratamento

Se o paciente não puder realizar a cirurgia por algum motivo, a opção é a radioterapia ou outro tipo de tratamento local.

Alguns tumores em estágio III não podem ser completamente removidos cirurgicamente ou destruídos com outros tratamentos. Esses tumores podem receber o mesmo tratamento que os tumores em estágio IV, com terapias-alvo, imunoterapia ou uma combinação destes.

Estágio IV

No estágio IV, o tumor principal se encontra no próprio órgão e fora do rim ou se disseminou para outras partes do corpo, como linfonodos ou outros órgãos.

O tratamento no estágio IV da doença depende da extensão do tumor e do estado de saúde geral do paciente.

Para a maioria dos pacientes em estágio IV, a imunoterapia e a terapia-alvo são os principais tratamentos. Mas, em alguns casos, a cirurgia ainda pode fazer parte do tratamento.

Em casos raros, o tumor principal parece ser ressecável e a doença se disseminou para apenas um local. Nessas situações, a cirurgia para retirar o rim e a metástase pode ser uma opção, desde que  o estado de saúde geral do paciente seja satisfatório para a realização do procedimento. Outras opções para tratar a disseminação da doença podem incluir tratamentos ablativos ou radioterapia.

Se todos os tumores forem retirados, pode ser considerado um tratamento adjuvante com pembrolizumabe por um ano.

Se o tumor principal é ressecável, mas a doença se disseminou extensivamente para outras áreas, as opções de tratamento podem incluir:

  • Nefrectomia citorredutora. Esse tipo de cirurgia não é indicado para a maioria dos pacientes, mas pode ser uma opção para aqueles com bom estado geral de saúde e que estão em um grupo de baixo risco. Após a cirurgia a opção é imunoterapia e/ou terapia-alvo.
  • Imunoterapia e/ou terapia-alvo. É provável que essa seja a opção indicada para a maioria dos pacientes, mesmo que pareça que o tumor possa ser retirado cirurgicamente.

Se o tumor não for ressecável, o primeiro tratamento geralmente é com imunoterapia e/ou terapia-alvo. Se um tratamento não funcionar ou parar de funcionar, outro pode ser tentado.

Para alguns tipos menos comuns de carcinoma de células renais não claras, como o carcinoma de células renais do ducto coletor ou carcinoma medular renal, a quimioterapia geralmente é o primeiro tratamento.

Em outras situações, a cirurgia ou outros tratamentos podem ser realizados ​​para reduzir os sintomas da doença, como dor ou sangramento. Esse tipo de tratamento é denominado terapia paliativa. Se você tem câncer de rim avançado e o médico indica cirurgia, ablação ou radioterapia, certifique-se de entender qual é o objetivo do tratamento.

Ter a dor controlada ajuda o paciente a manter sua qualidade de vida. É importante perceber que os medicamentos para aliviar a dor não interfiram com outros tratamentos e que o controle da dor, muitas vezes, ajuda o paciente a ser mais ativo e a manter suas atividades diárias.

Como o câncer de rim avançado é difícil de ser curado, estudos clínicos com novas combinações de terapia alvo, imunoterapia ou outros novos tratamentos também são opções de tratamento a serem considerados.

Recidiva

Recidiva é a volta da doença após o término do tratamento, que pode ser local ou em outros órgãos. O tratamento do câncer de rim avançado depende do local da recidiva e dos tratamentos realizados anteriormente, bem como o estado de saúde geral do paciente e se ele deseja continuar o tratamento.

Para os tumores que recidivam após a cirurgia, uma opção de tratamento é realizar uma nova cirurgia. Caso contrário, pode ser realizado o tratamento combinado com terapia alvo e imunoterapia, ou em alguns casos apenas terapia-alvo. Os estudos clínicos com novos tratamentos também são uma opção.

As recidivas do câncer de rim em outras partes do corpo são tratadas como estágio IV. As opções dependem dos medicamentos já utilizados anteriormente e do estado geral de saúde do paciente.

Para cânceres que continuam progredindo ou se disseminando durante o tratamento com terapia alvo ou imunoterapia, outro tipo de terapia alvo ou imunoterapia pode ser utilizada. Às vezes, as recidivas são difíceis de serem tratadas, nesses casos os estudos clínicos podem ser uma boa opção para aqueles que querem continuar o tratamento.

Para alguns pacientes, os tratamentos paliativos, como radioterapia podem ser a melhor opção. Controlar sintomas, como a dor, é uma parte importante do tratamento em qualquer estágio da doença.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/05/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia. 

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho