Quimioterapia para câncer de rim
A quimioterapia consiste no uso de medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Esses medicamentos entram na corrente sanguínea e atingem quase todas as áreas do corpo, o que torna esse tratamento potencialmente útil para o câncer que se disseminou para outros órgãos além do rim. A quimioterapia é administrada por via venosa ou oral, tendo como alvo as células cancerígenas do corpo.
Infelizmente, os tipos mais frequentes de câncer de rim, como o carcinoma de células renais claras, são resistentes à quimioterapia, e não existe um padrão para o câncer de rim. As terapias-alvo e a imunoterapia são os tratamentos mais frequentes para a maioria dos cânceres de rim avançados.
No entanto, a quimioterapia pode ser útil para alguns tipos frequentes de câncer de rim, como o carcinoma renal do ducto coletor e o carcinoma medular renal. Normalmente, um medicamento de platina (cisplatina ou carboplatina) é combinado com gemcitabina ou paclitaxel para o tratamento desses cânceres. Esses medicamentos são administrados por infusão intravenosa.
A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura, em geral, algumas semanas.
Possíveis efeitos colaterais
Por atingir mais células do corpo além das saudáveis, a quimioterapia é um tratamento muito suscetível a causar efeitos colaterais. Eles dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e do tempo de tratamento. Os efeitos mais frequentes incluem:
- Perda de cabelo.
- Aftas.
- Perda de apetite.
- Náuseas e vômitos.
- Diarreia ou constipação.
- Infecções, devido a diminuição dos glóbulos brancos.
- Hematomas ou hemorragias, devido a diminuição das plaquetas.
- Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.
No entanto, estes efeitos colaterais são geralmente de curto prazo e tendem a desaparecer com o término do tratamento. Converse com seu médico sobre os efeitos colaterais que você está apresentando, pois, muitas vezes, pode ser necessária a prescrição de medicamentos para ajudar aliviar esses efeitos colaterais.
Alguns medicamentos quimioterápicos têm efeitos colaterais específicos. Você deve ser informado sobre os riscos de cada medicamento que você vai receber durante o tratamento, procure revisar essas informações antes de começar.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/05/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.