Quimioterapia para Câncer de Tireoide
A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, a quimioterapia atinge não somente as células cancerígenas senão também as células sadias do organismo. A quimioterapia é administrada por via venosa ou por via oral.
A quimioterapia é raramente utilizada para o tratamento da maioria dos tipos de câncer de tireoide. Ela é combinada com radioterapia para câncer de tireoide anaplásico e às vezes é utilizada para outros cânceres avançados que não respondem a outros tratamentos.
Os medicamentos quimioterápicos mais usados para tratar principalmente o câncer de tireoide medular e anaplásico incluem:
- Dacarbazina.
- Vincristina.
- Ciclofosfamida.
- Doxorrubicina.
- Estreptozocina.
- Fluorouracil.
- Paclitaxel.
- Docetaxel.
- Carboplatina.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem do paciente e estão relacionados ao tipo de medicamento quimioterápico e a dose administrada, podendo incluir:
- Perda de cabelo.
- Inflamações na boca.
- Perda de apetite.
- Náuseas e vômitos.
- Diarreia.
- Infecções, devido a diminuição dos glóbulos brancos.
- Hematomas ou hemorragias, devido a diminuição das plaquetas.
- Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.
Muitas vezes pode ser necessária a prescrição de medicamentos para ajudar aliviar os efeitos colaterais. No entanto, esses efeitos colaterais são geralmente de curto prazo e tendem a desaparecer com o término do tratamento.
Alguns quimioterápicos podem ter outros efeitos colaterais específicos que necessitam de monitoramento, por exemplo, a doxorrubicina pode afetar a função cardíaca. Portanto, o paciente que usa esse medicamento deverá fazer exames cardiológicos regulares.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Fonte: American Cancer Society (14/03/2019)